• NOTICIAS

      25/11/2014 | Recital da ABAL dia 28/11

      Vozes de alto registro no recital da ABAL
       

      Joyce Lima Martins, João Gabriel Bertolini e Chiquinho Costa

      Na próxima sexta-feira, dia 28/11, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa, (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234.2591), a ABAL Campinas realiza o recital da soprano Joyce Lima Martins, com participação do tenor João Gabriel Bertolini, e ao piano por Chiquinho Costa. O público ouvirá no programa as seguintes peças líricas: com Joyce Lima Martins, de Carlos Gomes, Mon bonheur, Civettuola e Mamma dice; de Reynaldo Hahn e Victor Hugo, Si mes vers avaient des ailes!; de Eva Dell’Acqua, Villanelle; de Haendel, Piangerò la sorte...Se pietà (da ópera “Giulio Cesare”), e de Luigi Arditi, Il bacio;  com João Gabriel Bertolini, de Verdi, In solitaria stanza; de Donaudy, O del mio amato bem; de E. de Curtis, Addio bel sogno, e de Friederich von Flotow, a ária M’appari tutt’amor (da ópera “Martha”). Na segunda parte, o soprano Joyce interpreta de Puccini, Chi il bel sogno di Doretta (da ópera “La Rondine”); de Donizetti: Chacun le sait (da ópera “La Fille du Régiment”) e de Carlos Gomes, a ária Inno della Libertà (da ópera “Lo Schiavo”).

       A soprano Joyce Lima Martins é aluna de Isabel Maresca desde 2005. Participou das montagens das óperas “Carmen”, de G. Bizet e “Il Guarany”, de C. Gomes, em 2011. “Colombo” de C. Gomes, no papel de “Dona Mercedes”, em 2010; “Nabuco”, de G. Verdi; “O Franco Atirador” de C. M. von Weber, onde atuou como uma das damas de honra, em 2009; “Cosi Fan Tutti” de W. A. Mozart, “Il Campanello di Notte” de G. Donizete, em 2008. Realizou concertos com a Orquestra Sinfônica de Campinas, interpretando os solos da “Missa em Do Maior”, de W. A. Mozart, em 2009, sob a regência de Ligia Amadio. Conquistou o segundo lugar no Concurso Art Livre de Canto, em 2008, o 3º Lugar no Concurso Maracanto, em 2009 e o prêmio de Melhor Intérprete de Carlos Gomes, no 3º Concurso Estímulo para Jovens Cantores, realizado pelo Centro de Ciências, Letras e Artes, em Campinas, em 2010. Integra o Coral Dal Chiaro que se apresenta em solenidades e casamentos. Participou do coral do Theatro São Pedro, de S. Paulo, na ópera “L’Elisir d’Amore”, de G. Donizetti.

      O tenor e advogado João Gabriel Bertolini é advogado, membro do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas e mestrando em Música pela UNICAMP. Iniciou seus estudos musicais em 1992, no curso de Música Dramático Musical Campinas nas disciplinas: Canto Orfeônico, Harmonia, Teclado, Órgão Erudito, Piano Clássico e Acordeon com orientação da Profª. Maria Aparecida Malfati de Conto. Estudou técnicas de aperfeiçoamento em piano com Prof. Roberval Welsi Pereira. Participação em diversos cursos de Liturgia, Música e Arte Sacra. Ministra curso de música litúrgica. Participou também do Master Class do Mês de Carlos Gomes, organizado pela Prefeitura Municipal de Campinas e UNICAMP. Integrante da diretoria da ABAL Campinas em seu segundo mandato, respondeu de 2010 a 2012 pela direção artística da entidade, tendo dirigido cortina lírica La Traviata (2010 - 2012). Atualmente, estuda canto com a soprano Niza de Castro Tank, passando repertório com o correpetidor José Francisco da Costa. Apresenta-se em diversos concertos como pianista, organista e cantor em várias cidades do estado de São Paulo. É organista oficial da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e organista colaborador da Igreja Santa Rita de Cássia em Campinas. Regente e preparador vocal do Coral Cantate Domino. Atua também como organista e cantor do Coral Nossa Senhora das Dores especializado em casamentos. Membro do Madrigal Decasson sob a coordenação de Niza de Castro Tank. Como aluno do Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP teve com professores os doutores: Ângelo José Fernandes; José Eduardo Fornari Novo Junior; Lenine Alves dos Santos; Adriana Giarola Kayama e Carlos Fernando Fiorini.
       

      José Francisco (Chiquinho) da Costa,  é bacharel em Piano e Doutor em Música pela UNICAMP. Especializado na área de colaboração pianística, principalmente no acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e dos 25º a 29º Festival de Música de Londrina (2005 a 2009), na classe de Ópera Studio, tendo sido pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias, Lenine Santos, André Vidal e Marília Vargas. Trabalhou com a professora Dra. Adriana Kayama durante estágio no Mestrado, acompanhando alunos do curso de canto da universidade. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Em 2010 fez sua estreia internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o renomado tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital dos seus 50 anos de carreira artística. Estagiou no Departamento de Música da UNICAMP como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação da profa. Adriana Giarolla Kayama. Concluiu seu doutorado em Música em 2011, tendo como orientadores os profs. Drs. Ricardo Goldemberg (UNICAMP) e Ricardo Ballestero (USP). É o diretor artístico da ABAL Campinas.


      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •