• NOTICIAS

      10/12/2014 | Ballet - "O Quebra-Nozes"

      "O Quebra-Nozes" está de volta            

             Projetos sociais apresentam o espetáculo no Theatro Municipal de Paulínia            

                  Os projetos sociais Dança e Cidadania e Talentos da Dança, coordenados por Lúcia Teixeira estão de volta ao Theatro Municipal de Paulínia com o ballet natalino "O Quebra Nozes". A temporada de 2014 acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro e vai contar com a participação especial do bailarino Carlos Santos.

                  Santos cresceu profissionalmente dentro dos projetos, foi contratado pela companhia South African Ballet Theatre, (principal cia de ballet da África do Sul), está de volta ao Brasil e participará do espetáculo como o Príncipe Quebra- Nozes. Ao seu lado, a bailarina Paula Penachio será Clara, a protagonista deste mágico conto de Natal.

                  Ao todo, 150 crianças e adolescentes dos projetos sociais irão participar da apresentação. "Estamos muito felizes em poder voltar ao Theatro de Paulínia, que é um espaço muito especial e que valoriza qualquer apresentação. Tenho certeza que o público vai se encantar com a história, o cenário grandioso e os figurinos impecáveis. Além disso, ter o Carlos conosco neste momento também é motivo de alegria e oportunidade para matar a saudade", disse Lucia Teixeira, coordenadora dos projetos.
           

                  "O Quebra-Nozes" é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um quebra-nozes em forma de boneco como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que ratos estão invadindo o salão. O boneco ganha vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. A partir dai, Clara e o Quebra-Nozes vivem diversas aventuras. Na manhã seguinte ela acorda e vê que foi tudo não passou de um sonho.           

                  Trajetória de Sucesso          

                  Os projetos sociais comandados por Lucia Teixeira colecionam trajetórias de sucesso de seus bailarinos, que tiveram a oportunidade de conhecer a dança clássica ainda crianças. Vários jovens conquistaram uma carreira profissional com a bagagem que adquiriram com o trabalho de Lucia Teixeira.            

                  Além de Carlos Santos, o bailarino Jonathan Rodrigues também foi contratado pela South African Ballet Theatre, e é o Primeiro Bailarino da Cia. Outros jovens que começaram nos projetos e seguiram carreira foram Eduardo Rechi e Saymon Pereira são bailarinos do Beto Carrero, em Santa Catarina, Christopher Rechi contratado para fazer o Natal de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, Karen Siqueira bailarina do Hope Hari, em Vinhedo, Savyo Pereira e Sayron Pereira receberam bolsas de estudos na Escola do Bolshoi em Santa Catarina,

                  Outros dois outros bailarinos estão na Alemanha. Filipe Frederico, em Dusseldorf e William Lima no Palast- Berlin.
                
                  Débora Viana, Keila Muniz,e Taiany Rogério, começaram como alunas e hoje, além de bailarinas são professoras das crianças nas comunidades atendidas pelo projeto. Alex Lima e Kauã Moura trabalham como bailarinos freelance para várias academias de Campinas e região, Wagner Ferreira e Andressa Arruda estão estagiando com professores. Além dos alunos que trabalham com a dança, também é muito importante para nós, sabermos que a grande maioria daqueles que já passaram pela Cia de Dança de Campinas continuaram seus estudos e estão fazendo ou já concluíram um curso superior. Saber que fizemos a diferença para todos eles e encaminhamos suas vidas profissionais, é a maior recompensa do nosso trabalho", disse Lucia. 
            

                  Histórico
                  

                  Proporcionar aulas gratuitas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização. Esses são os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, que atendem 500 crianças de bairros da periferia de Campinas e Mogi Guaçu.  O Dança e Cidadania tem o patrocínio de empresas da região, com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura ou do ProAC do Governo do Estado de São Paulo.            

                  No Projeto Dança e Cidadania, as crianças e jovens  com idade entre 7 e 18 anos, são alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade. As aulas, ministradas por profissionais da área de dança, são realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas e os alunos recebem todo o material necessário para as aulas (malha, sapatilhas e meias), além dos figurinos para as apresentações. O projeto oferece oportunidade a crianças talentosas que não têm dinheiro para freqüentar uma academia.            

                  O projeto Talentos da Dança, que forma a Companhia de Dança de Campinas tem 23 jovens bailarinos talentosos. Ele foi criado para profissionalizar alunos que começaram no Projeto Dança e Cidadania. Eles têm de 12 a 22 anos, e muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia. Os projetos também patrocinam o transporte de ônibus dos adolescentes de casa até a academia onde eles fazem pelo menos 3 horas de aula todos os dias, uniforme completo e figurinos para os espetáculos apresentados no final do ano.              

                  SERVIÇO
                

                  O Quebra-Nozes

                  Data: 12 e 13 de dezembro 2014

                  Horário: 20h

                  Data: 14 dezembro 2014

                  Horário: 18h

                  Local: Theatro Municipal de Paulinia

                  Endereço: Avenida José Lozano de Araújo, 1551

                  Telefone: (19) 3933-2140

                  Ingresso: R$ 20 inteira e R$ 10 meia

                

                  Ficha Técnica

                  Príncipe Quebra-Nozes: Carlos Santos

                  Clara criança: Débora Viana

                  Clara adulta: Caroline Beidak

                  Padrinho da Clara: Edson Antunes

                  Cenografia: José Roveratto

                  Iluminação: Mirella Brandi

                  Figurino: Hugo Marinelli, Elisete Spadaccia e Gláucia Pisciotta

                  Direção Artística: Rosana Presente

                  Direção Geral: Lucia Teixeira





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •