• NOTICIAS

      18/03/2015 | MRV Engenharia - Condomínios

      MRV ENGENHARIA LANÇA GUIA DO SÍNDICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA NOS CONDOMÍNIOS

      A manutenção mensal de ralos, grelhas, calhas e canaletas dos prédios, especialmente em períodos chuvosos é uma das orientações do Guia do Síndico, lançado recentemente pela MRV Engenharia.

      Após a entrega dos empreendimentos, empresa envia alertas aos síndicos, sobre a necessidade de manutenções preventivas.

      Um minucioso manual, com 135 páginas, fartamente ilustrado, abrangendo todos os detalhes que envolvem a administração, operação e manutenção de um condomínio residencial. Assim é o Guia do Síndico, elaborado pela MRV Engenharia, com a experiência de quem em 35 anos de atuação no mercado de construção, entregou mais de 230 mil unidades residenciais em todo o País.  Na entrega de cada empreendimento da MRV, o síndico recebe um exemplar do Guia, que contém todas as informações sobre a administração do condomínio, desde previsões orçamentárias e de recursos, até acompanhamento e registro de manutenções preventivas, em um calendário próprio, com a periodicidade específica exigida.
       
      O Diretor de Produção da MRV Engenharia, Túlio Pereira Barbosa, afirmou que o Guia do Síndico contempla todos os aspectos que envolvem a administração de um condomínio residencial, focando as necessidades de manutenções periódicas, especialmente aquelas sujeitas aos efeitos externos. “Há necessidade da limpeza periódica de ralos, grelhas e calhas, inclusive como prevenção para períodos do ano, onde a chuva é mais intensa”, explica Barbosa. Ele acrescentou que com as grelhas e calhas entupidas por folhas ou outros detritos, a água não tem para onde escoar, alagando a laje e causando infiltrações no condomínio. “Como prevenção para esse tipo de problema, mesmo depois de entregue o condomínio, a MRV envia alertas periódicos aos síndicos, sobre a necessidade dessa manutenção preventiva”, acrescentou.

      TÓPICOS PARA FACILITAR – O síndico do condomínio Harvard, em Hortolândia, Christenes Marçulo Veloso, afirmou que o Guia é muito útil no dia a dia, principalmente na programação das manutenções preventivas que devem ser realizadas, de acordo com a norma técnica NBR. Veloso ressaltou que, “o cronograma apresentado no Guia, com o calendário para essas manutenções, auxilia muito na atividade do síndico”. Ele também mencionou outros aspectos importantes do Guia, como administração de conflitos e contratações de empresas terceirizadas para os diversos serviços que devem ser realizados em um condomínio.

      O Guia do Síndico está dividido em tópicos, para facilitar a consulta de cada assunto. No primeiro item, referente a Manutenção Preventiva, o Guia apresenta  um calendário para a realização dessas manutenções. O síndico, de forma bem detalhada e fácil, identifica a periodicidade exigida pela norma técnica – de semanal a trienal, através de uma cor, para cada tipo específico de manutenção.

      No item Administração do Condomínio, constam desde informações sobre as atribuições legais do síndico, convenção e assembleia e conselho fiscal, papel do subsíndico até atividades financeiras e contábeis e também a contratação de empresas e funcionários para o condomínio.


      Os tópicos seguintes do Guia abordam em detalhes, temas como Sistema Estrutural e Vedações, Instalações Hidráulicas e de Gás, Sistema Preventivo Contra Incêndio, Paisagismo e Áreas de Lazer, Sistemas Eletroeletrônicos (antena coletiva, portão automático e interfone), Elevadores e Sistema de Acessibilidade, Cobertura (telhado), Revestimentos (pisos, paredes e tetos, revestimento cerâmico e impermeabilização) e Condomínio Sustentável.

      Dentro do item Condomínio Sustentável, o Guia traz informações sobre economia e uso racional de água e energia e implantação e separação de recicláveis (metal, papel, plástico, vidro e óleo). Destaque para informações sobre como separar e acondicionar dentro do condomínio, os diferentes tipos de lixo, incluindo recicláveis, até a coleta.

       

      A MRV Engenharia

      Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 230 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. Em 2014, a MRV vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis, além de ter entregue 42.505 chaves.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •