• NOTICIAS

      18/03/2015 | Mercado Mundo Mix - Campinas

      Economia Criativa abre novos nichos de mercado para quem quer abrir um negócio sem pôr a mão no bolso

      Considerado um dos precursores do conceito de transformar criatividade em resultado, Mercado Mundo Mix volta a Campinas neste final de semana com mais de 150 expositores

      Imagine algo que você simplesmente ame fazer. Pode ser uma habilidade manual, corporal ou até mesmo mental. Agora, imagine transformar esta paixão em negócio, detalhe, sem um alto investimento inicial. A Economia Criativa nada mais é que o desenvolvimento do trabalho por meio do talento individual, independentemente do capital investido, em áreas como design, moda, artes e antiguidades, arquitetura, publicidade, artesanato, cinema e vídeo, artes cênicas e música.

      De acordo com Beto Lago, idealizador do Mercado Mundo Mix, que volta a Campinas neste final de semana, o intuito da Economia Criativa, como foco principal do evento, é transformar criatividade em resultado e, mais que isso, pensar as relações em comunidade. "Propomos um novo olhar sobre o empreendedorismo, que pede multidisciplinaridade por parte do empreendedor, atenção a novas profissões e tem a economia colaborativa como seu carro-chefe", explica o idealizador do evento.

      Comemorando 21 anos, o Mercado Mundo Mix é considerado um dos principais precursores da Economia Criativa no Brasil, cedendo espaço aos anseios criativos da juventude brasileira desde sua criação, em 1994. "O Mundo Mix é considerado uma grande oportunidade para artesãos, designers e artistas de diversos segmentos exporem e comercializarem seus trabalhos sem o alto investimento necessário para se montar um negócio. Muitos profissionais de renome hoje no mercado deram seus primeiros passos no Mundo Mix, como os estilistas Heitor Werneck, Marcelo Sommer e Alexandre Herchcovitch, e marcas como Chilli Beans e Cavalera surgiram lá dentro.

      Foi também no Mercado Mundo Mix que tendências de comportamento e novas profissões e talentos ganharam destaque. A cultura clubber, o aparecimento das primeiras raves e dos primeiros festivais de música eletrônica aconteceram em volta do Mundo Mix, que representa todo esse movimento surgido nos anos 1990 e que perdura até hoje.

      Um exemplo clássico da Economia Criativa, ainda segundo Beto Lago, é a febre dos food trucks, que leva às ruas propostas de alimentação que até então só estavam disponíveis dentro de restaurantes. Entre os trucks presentes nesta edição do evento, nomes como Crepe Sabor de Paris, Flipchips, Porqueta Grill, SpiroGiro, Los Mendozitos, Bang Bang, La Mia Pasta, Espetao, Aleatorium, Salga SP, Baron, Da Pavirada, Di Prima, Carro Chef, e muitos outros, além de diversas tendas. "Hoje existe uma lei municipal que regulamenta a comida de rua em São Paulo. Queremos expandir este direito para outras cidades do país e começamos este trabalho dentro do Mundo Mix", finaliza o idealizador do evento.


      Truck campineiro de culinária árabe é um dos destaques.


      Sobre o MMM

      Depois de uma temporada de 10 anos na Europa, com duas edições em São Paulo no ano passado, e em comemoração aos seus 21 anos, o Mercado Mundo Mix retorna a Campinas em grande estilo. Nos dias 21 e 22 de março, das 10h às 21h, o evento estará com as portas abertas na histórica Estação Cultura para receber os visitantes e apresentar as tendências de vanguarda ligadas à cultura urbana, às novas ideias nas diversas áreas das artes, especialmente música, moda e design. Entrada e estacionamento gratuitos. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

      Esta edição terá 150 expositores de todo o país para um público estimado em cerca de 25 mil pessoas durante os dois dias de evento. Além de vasta programação cultural, com uma completa galeria de arte -  a Galeria Sem Nome - com trabalhos exclusivos de artistas plásticos, poetas, designers e escritores, os visitantes poderão encontrar diversos produtos de economia criativa, como roupas (feminina, masculina, infantil e plus size), calçados, bijuterias, objetos de arte e decoração, acessórios para cabelo, cintos, bolsas, mochilas, carteiras, e serviços variados como barbearia, tatuagem, entre outros.

      Será montado, dentro do evento, o Food Park Mundo Mix, com diversos food trucks com as tradicionais comidas de rua para os mais variados paladares, como sanduíches, petiscos, ceviche, galinhada, batata em espiral, kebab, falafel, pastel, crepes franceses salgados e doces, massas, sorvetes artesanais, drinks, além de especialidades da culinária brasileira e asiática.

      Com DJs de Campinas, a rádio MMM garante boa música para quem estiver passeando no Mercado Mundo Mix, e irão comandar as pickups  durante todo o evento. Dentre os DJs constam nomes como Fuji, Rafaella De Vuono, Ots, Ruby Yoo, Andre Nardini, Dumbo, Barata e William Henry.

      Ainda este ano, constam no roteiro cidades como Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), São Paulo e Santos (SP).

      Programação Cultural

      A Galeria Sem Nome é responsável pela curadoria das obras que serão expostas no Mercado Mundo Mix. Com o tema "Mulher", artistas de todo o Brasil participam desta edição, respondendo ainda pela curadoria de Live Painting e pelas oficinas programadas para o evento.

      O Espaço Cultural Lince Negro e o Polo Funk Master dão movimento ao evento, com diversas apresentações de dança e as instalações da Estação Cultura se transformam em um grande picadeiro com as apresentações da Cia do Circo.

      O ateliê de produção artística da moradia da Unicamp apresentará suas obras, estudos e intervenções sobre o Empoderamento Feminino. Já o Boteco da Estação recebe a estrutura de diversos bares de Campinas, com apresentações musicais e comidinhas de boteco.

      O Espaço Bem Estar é destinado aos cuidados pessoais, com barbearia, salão de beleza, hair style, massagens, meditação, designers de unhas, entre outros serviços.

      Já a Incubadora de Talentos é um espaço exclusivo, destinado a estudantes de Moda, Arte e Decoraçãoe a novos talentos, que buscam por espaço no mercado.

      Por fim, diversos projetos culturais e sociais estarão presentes nesta edição do Mercado Mundo Mix Campinas, como a Campanha do Agasalho, Hercules Florence e Escola Viveiro.



      Serviço
      Mercado Mundo Mix em Campinas
      Data: 21 e 22 de março (sábado e domingo), das 10h às 21h.
      Local: Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº
      Informações: https://www.facebook.com/pages/Mercado-Mundo-Mix/481991788604564
      Mercado Mundo Mix
      Entrada e estacionamento gratuitos





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •