• NOTICIAS

      06/04/2015 | ABAL - Encontros Musicais

      Grupo Trias Harmônica resgata a música barroca

      (Da esquerda: Pedro Estevão Quental (Cravo), Luiza Miana  (soprano), Sabrina Passarelli (violoncelo barroco) e Alexandre Cruz (violino Barroco).


      Na próxima sexta-feira, dia 10/04, às 20 horas, o grupo de música barroca Trias Harmônica, dirigido pela soprano Luiza Miana, apresenta-se na série Encontros Musicais produzida pela ABAL Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), no auditório da ACI (Associação Campineira de Imprensa, rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591). O programa reúne as seguintes peças: Sonata - Giovanni Paolo Cima (1570 - 1622), Ave Maria - Johann Melchior Gletle  (1626 - 1683), Canzona seconda, detta “La Bernardinia” - Girolamo Frescobaldi (1586-1630), Invito a l'Allegrezza - Biagio Marini (1594 – 1663) com solo de soprano; Sonata prima - Dario Castello (1590 – 1658): Voglio Di Vita Uscir - Claudio Monteverdi (1567-1643) com solo de soprano; Restino imbalsamate (recitativo); T’aspetto e tu non vieni (ária) - Ópera La Calisto - Francesco Cavalli (1602 — 1676).

      O grupo “Trias Harmônica” foi formado com o intuito de resgatar a música barroca e poder difundi-la ao público.  Mais que isso, o grupo surgiu com a vontade de interpretar e realizar a música antiga com o máximo de fidelidade às peças e ao estilo, buscando sempre a sonoridade, a expressividade e a linguagem adequada à música antiga. São integrantes desse grupo: Alexandre Cruz (violino Barroco), Sabrina Passarelli (violoncelo barroco), Pedro Estevão Quental (Cravo) e Luiza Miana  (soprano).

      O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Caracteriza-se pelo estilo rebuscado e emprego expressivo de ornamentos. Na música, o termo é indicado para designar o período que vai do aparecimento da ópera (“Orfeo”, de Monteverdi, 1607) e do oratório até a morte de J.S. Bach (1750).  É considerada uma das épocas musicais mais longas, fecundas, revolucionárias e importantes de música ocidental e, provavelmente, a mais influente. O período Barroco teve início na Itália e seus precursores foram Giovanni Gabrieli e Claudio Monteverdi. O movimento se espalharia para a Alemanha, com Heinrich Schütz e França com Jean-Philippe Rameau. Outras figuras representativas do Barroco, na Europa continental foram Jean-Baptiste Lully, Giacomo Carissimi e Arcangelo Corelli.

      Entre as características mais importantes do período estão o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Durante o século XVII, surgiram novas formas musicais como a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto. Quanto aos tipos de música os mais frequentes são coral, recitativo e ária, ópera, oratório e cantata, abertura italiana, abertura francesa, tocata, prelúdio coral, suíte de danças, sonata de câmara, sonata de chiesa, concerto grosso e concerto solo. Frequentemente, a música é exuberante com ritmos enérgicos. Quanto às melodias estas são tecidas em linhas extensas e fluentes, com muitos ornamentos (trinados, apojaturas, arpejos, mordentes, etc). Durante a época barroca, a improvisação era muito comum, muitos dos ornamentos nem sequer constavam nas partituras e sim eram criados de forma improvisada durante a execução. A arte da ornamentação era então, uma prática musical amplamente difundida e, por isso, a maioria dos compositores esperava que o intérprete ornamentasse suas obras. Também são característicos os contrastes de timbres instrumentais (principalmente nos concertos), de poucos instrumentos contra muitos, e de sonoridades fortes com suaves (a dinâmica de patamares, por vezes efeitos de eco). Assim, uma das características fortes do período é o contraste.

      Nesse período a instrumentação atinge sua primeira maturidade e grande florescimento. Pela primeira vez surgem gêneros musicais puramente instrumentais, como a suíte e o concerto. Nesta época, surge também o virtuosismo, que explora ao máximo o instrumento musical.

      Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude foram os maiores virtuoses do órgão. Jean Philipe Rameau, Domenico Scarlatti e François Couperin eram virtuoses do cravo. Antonio Vivaldi e Arcangelo Corelli eram virtuoses no violino. O barroco foi a época de máximo desenvolvimento de instrumentos como o cravo e o órgão, mas também surgiram várias peças para grupos pequenos de instrumentos, que iam de três até nove instrumentistas, a chamada música de câmara. Um traço constante nas orquestras barrocas era o emprego do órgão ou cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a tessitura e, de fato mantendo a unidade da orquestra.

       

      Sobre a soprano Luiza Miana

      Luiza Miana começou seus estudos musicais em 1996 aos 8 anos de idade, quando aprendeu teclado e piano. Interessou-se pelo Canto com 15 anos. Em 2007 formou-se em canto lírico no Conservatório Musical Dr. Gomes Cardim, na cidade de Jundiaí. Teve orientações vocais de Carla Mendes, Ângelo Fernandes, Luciano Simões e Inácio de Nonno. Cursa licenciatura em música e bacharelado em canto lírico na Unicamp e cursou durante um ano canto erudito sob orientação de Liliana Bizineche na Universidade de Évora, Portugal, durante todo o intercâmbio. Participou de vários master classes de canto, workshops, festivais de música, regência coral infantil, cursos intensivos e de musicalização infantil. Já se apresentou no Brasil, Argentina, Espanha e Portugal como solista ou coralista. Além de ter participado durante 2 anos do Ópera Estúdio do Instituto de Artes da Unicamp, onde interpretou a personagem Papagena na montagem da Ópera “A Flauta Magica”. Participou como coralista da Ópera “Os Contos de Hoffman” montado pelo Festival de Ópera das Américas – FIO, em 2013. Participa de Fóruns, Palestras, Cursos e Congressos de música como ABEM (2010), Encontro de Educação Musical – Unicamp (2009, 2010, 2011, 2013), A Língua Portuguesa em musica – Lisboa (2012), Vox-IA Unicamp (2013). Atua em cerimônias de casamentos e é professora de canto e musicalização infantil.
       
      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •