• NOTICIAS

      15/07/2015 | 1ª. MARATONA DE CAMPINAS

      Residentes do Projeto Terapia Esportiva participam da 1ª Maratona de Campinas

      Tenda de concentração dos atletas será doada pelo Bar e Restaurante El Tambo com organização do grupo Funcional Saúde

      No próximo dia 19 de julho, a partir das 8 horas, 6 residentes que participam do Projeto Terapia Esportiva, desenvolvido na Fazenda Bom Jesus, sob comando do Instituto Padre Haroldo, participam da 1ª Maratona de Campinas.

      Os alunos da Terapia Esportiva formaram a 1º equipe de revezamento a participar de uma corrida de rua, cada integrante da equipe percorrerá 7 km. A participação dos residentes faz parte do processo de reinserção social e ressocialização que são trabalhados pelo Instituto Padre Haroldo durante o tratamento de desintoxicação dos residentes. No dia do evento, a equipe do projeto Terapia Esportiva Padre Haroldo vai ter um espaço com uma tenda para concentração dos atletas, a tenda servirá como base de apoio aos atletas e profissionais que os acompanharam, também terá material de divulgação do projeto e do Instituto. A tenda será doada pelo Bar e Restaurante El Tambo que incentiva a prática de esportes e terá a participação dos alunos e professores do grupo Funcional Saúde, de treinamento funcional. Além disso, o público da tenda poderá degustar do café da manhã oferecido pelo El Tambo e Fashion & Health.

      A participação da equipe Terapia Esportiva Padre Haroldo na 1º Maratona de Campinas é resultado da parceria entre o (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) vem desenvolvendo desde outubro de 2014 o projeto de Terapia Esportiva em parceria com a Instituição Padre Haroldo, na região metropolitana de Campinas. O Projeto chamado “O efeito da corrida como auxílio à dependência química” é inovador, pois utiliza o fenômeno do esporte como parte fundamental para aderência ao tratamento de desintoxicação de usuários de drogas/dependentes químicos e alcoólatras. “Segundo estudos a corrida de 30 minutos em velocidade relativa a 72% da frequência cardíaca máxima tende a triplicar a liberação de endocanabinódes na corrente sanguínea correlacionada com melhoria de aspectos positivos do perfil de humor, entusiasmo, aumento de energia e engajamento nas atividades cotidianas”, afirma Welberti Silva, coordenador responsável pelo projeto.

      Assim como o princípio ativo da maconha, os compostos controlam a ansiedade. O treinamento aeróbico provoca a redução da dependência física por entorpecentes ou álcool. “A terapia esportiva é um processo que alia benefícios físicos e psicológicos no tratamento realizado pela CT, ajudando na aderência de um novo comportamento após o tratamento dos residentes”, completa Welberti.

      O projeto foi elaborado por Rodrigo Hohl graduado em Educação Física (Unicamp), doutor em Biologia Funcional Molecular (Unicamp) e Pós doutorado pelo departamento de Bioquímica da Unicamp e University of Cap Town na África do Sul, e é executado por Kell Grandjean da Costa, graduado em Educação física (Unicamp), mestre em Biologia Funcional Molecular (Unicamp) Os participantes voluntários do projeto passaram por exame médico e avaliação física e foram divididos em grupos específicos, de acordo com a aptidão física e o quadro de saúde no momento. Cada um elabora seu próprio programa de treinamento, com orientação dos professores, determinando duração e esforço empreendido. “Essa é a primeira corrida que os alunos participam e motivamos muito a participação, pois a atividade física lhe dá prazer”, comenta o João Barbieri, auxiliar técnico do projeto.

      Serviço:

      1ª. MARATONA DE CAMPINAS

      Data: 19/07

      Inicio: 8 horas

      Local: AR-2 – Avenida Jose de Souza Campos (Norte –Sul), 1600



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •