• NOTICIAS

      09/08/2015 | Centro Infantil Boldrini - pesquisa

      Genes causadores de tipo agressivo de leucemia linfoide aguda são alvos de pesquisa internacional

      Identificar os genes causadores de um dos grupos mais agressivos da leucemia linfoide aguda, conhecido como BCR-ABL1-like, é a meta do projeto de pesquisa internacional inovador que começa em agosto. Esse subtipo de leucemia é caracterizado pela ativação das proteínas quinases, responsáveis pela transmissão de sinais intracelulares.

      O estudo colaborativo é coordenado pelo professor Paulo Arruda, do Departamento de Genética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem as parcerias do pesquisador José Andres Yunes, do Centro Infantil Boldrini, de Campinas (SP), e do professor Xinghua Mindy Shi, do Departamento de Bioinformática e Genômica da Universidade da Carolina do Norte em Charllote (UNC Charllote), nos Estados Unidos.

      Assim como nosso corpo, as células têm "sistemas sensoriais" formados por proteínas que recebem e interpretam informações externas e internas. A LLA do tipo BCR-ABL1-like é caracterizada por mutações gênicas nesses circuitos de sinalização celular. Segundo o doutor José Andres Yunes, "é justamente o excesso de estímulo celular causado pelas mutações que contribui para o surgimento desse tipo de leucemia, assim como a sua maior resistência ao tratamento quimioterápico. Daí a necessidade de buscar novas drogas para bloquear os circuitos defeituosos".

      Uma estrutura diferenciada foi montada para esse projeto colaborativo, que terá equipe interdisciplinar para a realização de pesquisa biomédica, reunindo competências em bioinformática, genética, ciências, proteínas e biologia do câncer. O estudo orçado em 40 mil dólares conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e da UNC Charlotte.

      De acordo com dados estatísticos internacionais, a LLA é o câncer mais comum diagnosticado em crianças e representa aproximadamente 25% dos diagnósticos de câncer entre crianças menores de 15 anos. A LLA é um câncer agressivo que decorre de defeitos de maturação e proliferação exacerbada de células progenitoras do sangue.

      Os pesquisadores vão combinar os seus conhecimentos de computação e e de ciências biomédicas e desenvolver uma caracterização abrangente de proteínas quinases hiperativadas na LLA do subtipo BCR-ABL1-like. Espera-se identificar e validar novos alvos para o desenvolvimento de fármacos com atividade antileucemica.

      A integração de análises de bioinformática com estudos experimentais tem demonstrado ser uma estratégia poderosa para fazer avançar a compreensão das doenças. É esperado que o sucesso desse projeto ajude a melhorar o tratamento da leucemia e de outros tipos de câncer.
       

      Planejamento da pesquisa
       

      Agosto 2015

      Início do Projeto On-line

      Outubro 2015

      Oficina de Projetos Unicamp/Boldrini ou UNCC

      24-25 abril 2016

      Publicação e Apresentação Pôster Infância Leucemia Simpósios, Grécia
       

      Maio 2016

      Publicação e Apresentação Pôster Biologia da reunião Genomas, Cold Spring Harbor, NY, EUA.

      Junho 2016

      Conclusão do Projeto Encontro e Oficina Unicamp/Boldrini ou UNCC



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •