• NOTICIAS

      18/05/2010 | Boldrini sedia Fórum de Nutrição Oncológica

      Boldrini sedia Fórum Nacional de Nutrição Oncológica

      Evento pretende desenvolver protocolo de assistência nutricional a pacientes com câncer.

      Nos dias 24 e 25 de maio, o Centro Infantil Boldrini, de Campinas (SP), sedia o Fórum Nacional em Nutrição Oncológica, idealizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o tema Atenção Nutricional aos Sobreviventes de Câncer, o Fórum tem como objetivo desenvolver um protocolo de assistência nutricional oferecida aos pacientes com câncer.

      Além disso, o Fórum pretende homogeneizar as condutas nutricionais na assistência ao individuo portador de câncer, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) equidade e qualidade na assistência.

      O Fórum é reservado aos profissionais da área, que discutirão os seguintes enfoques: Quem é o indivíduo considerado sobrevivente de câncer; Quais sobreviventes de câncer devem receber assistência nutricional específica; Onde devem ser assistidos os sobreviventes de câncer; Como é definida a assistência nutricional para sobreviventes de câncer; Quando deve ser iniciada a assistência nutricional; Por quanto tempo o sobrevivente de câncer deve ser assistido de forma nutricional; e Quais as recomendações nutricionais para sobreviventes de
      câncer (peso corporal, atividade física, ingestão calórica, nutrientes especiais, etc.),
      entre outros.

      Segundo Wanélia Vieira Afonso, nutricionista do Boldrini e responsável pela coordenação do evento, “a expectativa é que seja concluída a formulação da proposta de atenção nutricional aos sobreviventes de câncer com base nos temas apresentados”.

      “A desnutrição calórico-protéica é muito frequente em indivíduos com câncer. Os principais fatores determinantes da desnutrição são a redução na ingestão total de alimentos, as alterações metabólicas provocadas pelo tumor, o aumento da demanda calórica, os efeitos colaterais causados pela terapia e as infecções. Essas condições clínicas e nutricionais indicam a necessidade de intervenções especificas da nutrição, na avaliação do diagnóstico nutricional, com medidas e recursos dietéticos que possam auxiliar o manejo dos sintomas e corrigir o estado nutricional desses pacientes durante o tratamento”, conclui Wanélia.

      Além da nutricionista do Boldrini e de Nivaldo Pinho, representante do Inca e facilitador do Consenso, participam do Fórum as nutricionistas Rosilene Lima Pinheiro e Mônica de Oliveira Benarroz, do Inca; Maria Emília de Souza Fabre, do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis; Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, do Conjunto Hospitalar de Sorocaba; Ana Maria Calábria Cardoso, do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará; Edla Antunes Falcão, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON); Gabriela P.C. Oliveira, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; Harumi Kinchoku, do Hospital de Clínicas da Unicamp; Maria Eliza
      Proner, do Instituto de Câncer de Londrina, e Tatiana Rocha Peres, do Hospital do Câncer de Campo Grande.

      Boldrini

      O Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico de Campinas, referência latino-americana, há 32 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.
      Atualmente, o Boldrini trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) via SUS. É considerado como um dos centros mais avançados do país, que reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer.

      www.boldrini.org.br.


      Serviço - Fórum em Nutrição Oncológica

      Data  -  24 e 25 de maio

      Horário - 9 às 17 horas

      Local: Instituto de Pesquisa Boldrini (IPEB)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •