• NOTICIAS

      02/10/2015 | Senac discute inclusão e diversidade

      Senac São Paulo discute inclusão e diversidade em suas unidades em todo o Estado

      Oficinas, exposições, intervenções artísticas e palestras pautadas na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças estão entre as ações da Semana Senac de Inclusão e Diversidade

      Em outubro, o Senac São Paulo promove a Semana de Inclusão e Diversidade em 20 unidades da instituição localizadas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. O evento tem como objetivo promover momentos de sensibilização e diálogo entre vários atores sociais acerca das capacidades, vulnerabilidades e (não) oportunidades apresentadas por diferentes grupos sociais.

      “Ao propor o diálogo sobre esse tema, o Senac se apresenta como instituição de ensino profissional engajada na inclusão das pessoas, por meio de ações educacionais e da promoção da acessibilidade”, explica Regina Paulinelli, coordenadora da área de desenvolvimento social do Senac São Paulo.

      No Senac Campinas, as atividades acontecem de 7 a 9 de outubro. Abrindo o evento, a palestra A Pessoa com Deficiência e o Estado Democrático de Direito - a Convenção da ONU como norma constitucional será conduzida pela secretária da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emanuelle L. Garrido Alkmin Leão, e irá promover debate com todos os presentes aprofundando o conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência.

      No dia 8, a unidade recebe o Coral de Libras que tem como objetivo sensibilizar o público mostrando outras possibilidades de um coral e compreendendo a arte como inclusão. E finalizando o evento, no dia 9, o encontro será com o tema Deficiência, Inclusão e Qualidade de Vida. O palestrante Luis Fernando Sper Cavalli, atleta de Rugby em Cadeira de Rodas, abordará os tipos de deficiência, as formas de como relacionar-se com uma pessoa com deficiência, estatísticas da deficiência e da lesão medular no Brasil, causas e características, capacidade funcional do lesado medular, experiências para-desportivas e inclusão e qualidade de vida da pessoa com deficiência.

      A Semana Senac de Inclusão e Diversidade tem como propósito influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis à uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças. Especialistas levarão ao público temas como educação, trabalho, diversidade e inclusão, dinâmicas da convivência a serviço da inclusão, acessibilidade e tecnologias assistivas, além das garantias dos direitos para diferentes grupos: idosos, negros, pessoas em situação de pobreza extrema, mulheres, LGBT, jovens em situação de conflito com a lei, entre outros.

      O evento é gratuito, aberto ao público em geral e oferece oficinas, ações na comunidade e na unidade, exposição, intervenções artísticas, palestras, rodas de leitura e outras atividades sobre inclusão e diversidade. Interessados em se aprofundar no tema poderão conhecer os cursos do Senac na área de desenvolvimento social.

      Para conhecer a programação em cada unidade acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeinclusao.

      Evento percorre várias unidades da instituição - a Semana Senac de Inclusão e Diversidade acontece em 20 unidades da instituição: Aclimação, Itaquera, Francisco Matarazzo e Lapa Tito, na capital; Santo André e Guarulhos, na Grande São Paulo; Bertioga, no litoral; Americana, Araçatuba, Barretos, Bebedouro, Campinas, Catanduva, Itapetininga, Itu, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e Votuporanga, no interior do estado.

       

      Serviço

      Semana Senac de Inclusão e Diversidade

      Data: 7 a 9 de outubro de 2015

      Local: Senac Campinas


      Endereço: Rua Sacramento, nº 490 – Centro

      Preço: Gratuito

      Informações:

      http://www.sp.senac.br/semanadeinclusao



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •