• NOTICIAS

      03/12/2015 | ABAL - Encontros Musicais em 35 Anos

      A ABAL Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) prepara em dezembro o início das comemorações pelos 35 anos de existência dos Encontros Musicais, que realiza desde 18 de dezembro de 1981. Atingindo o total de 1.147 recitais na próxima sexta-feira, dia 04/12, a ABAL apresenta o programa “Tempo das Canções”, no auditório da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), com a participação da soprano Regina Márcia Moura Tavares e da mezzo-soprano Vera Pessagno Bréscia, do barítono José Joaquim Chiavegato e tenores Roberto Tortorelli e Alcides Acosta, acompanhados ao piano por Carlos Wiik. Os cantores interpretarão um repertório de clássicos da canção internacional, com direito também a uma ária da ópera I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, a Serenata de Arlequim, pelo tenor Tortorelli. Cantares, de Ronaldo Miranda, Canção do Amor, de H. Villa-Lobos, Les Chemins de L'Amour, de F. Poulenc, Canto da Saudade, de Alberto Costa, Ciúmes sem razão, de João de Barro e Alberto Ribeiro, A casinha da colina, de Luiz Peixoto, Serenata do Arlechin, de Leoncavallo, Cantiga para Luciana, de Paulinho Tapajós, Apenas um coração solitário, de Tchaikovsky, entre outras peças musicais, serão apreciadas pelo público.

      Principal programa para a popularização da música operística, de compositores nacionais e internacionais, a série “Encontros Musicais” foi idealizada por um grupo de artistas líricos de Campinas, reunidos em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI), após o encerramento da Semana Carlos Gomes. O movimento lançado através da imprensa, conhecido como “Para Nossa Voz Queremos Vez”, gerou uma atividade semanal realizada em teatros ou salas de concertos existentes na cidade, onde o público campineiro acostumou-se a assistir, gratuitamente, a recitais com solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores.

      A partir de 1981, tendo atingido em 18 de dezembro de 2014 seu 34º. ano de existência, os “Encontros Musicais” seguem acontecendo conforme a proposta da ABAL CAMPINAS. Em sua obstinada trajetória, a série foi ao encontro do público em várias salas de concerto e abriu espaços artísticos para a música lírica em vários pontos da cidade de Campinas. Inaugurou a Sala Carlos Gomes, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em 9 de setembro de 1982. Em 16 de dezembro de 2006, a ABAL CAMPINAS voltou à Sala Carlos Gomes, restaurada como local de concertos musicais. Em diversas fases, após 1992, hospedaram temporariamente a série, a galeria de artes do Clube Semanal de Cultura Artística, o salão social do Jóquei Clube de Campinas; o Palácio dos Azulejos, o auditório nobre da Estação Cultura, na Praça Floriano Peixoto, e, durante um ano, ela aconteceu no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas. Outros espaços também acolheram audições dos “Encontros Musicais”, como o Conservatório Musical Carlos Gomes, o Centro de Ciências, Letras e Artes, o palco da Casa d' Itália e a sala de concertos da Cultura Inglesa.

      Os “Encontros Musicais” são mantidos pela ABAL Campinas, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, entidade cultural sem fins lucrativos, declarada pela Câmara Municipal de Campinas como de utilidade pública através da Lei nº 5844, de 16/10/1987. A ABAL Campinas pautou sua atuação em que é essencial, na terra-berço de Antonio Carlos Gomes, existir um centro de difusão e apreciação da obra vocal erudita de compositores nacionais.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •