• NOTICIAS

      03/12/2015 | Clara López Toledo Corrêa

      STARTUP: MODELO DE NEGÓCIO ADEQUADO PARA ESSE TEMPO DE EXTREMA INCERTEZA

      *Clara López Toledo Corrêa


      Infelizmente com a atual crise político-econômica, os empresários e inventores aguardam um cenário mais seguro para investir em Propriedade Industrial. Os investimentos nessa área não desapareceram, mas são poucos os que se arriscam a tirar do papel uma nova invenção. A fórmula desses poucos desbravadores deve ser simples e barata para chegar ao mercado, que esfria cada vez mais, devido à inflação e a restrição de crédito. Assim, esse cenário vai se ficando cada vez mais complicado.

      O dólar que por muitos anos esteve "maquiado" por um valor mais baixo, agora, nos aparece como ele realmente é. Esse problema que teve origem no passado, afeta de forma aguda o presente. Pois, com o dólar aparentemente baixo, devido a grandes injeções de recursos do governo em sua política cambial, o mercado estava muito mais motivado a importar do que criar dentro de nossas fronteiras. Dessa forma, o mercado e a indústria nacional foram mais uma vez destruídos e a cultura da Propriedade Industrial no Brasil foi mais uma vez sufocada.

      Entretanto, mesmo com esse cenário caótico que atravessamos, as startups conseguem ganhar espaço no mercado. Essas empresas, que trabalham diretamente com tecnologias, vêm ganhando um espaço mais que considerável no mercado, uma vez que elas visam soluções a curto e médio prazos, para infindáveis problemas de serviços, o que é muito almejado em uma época de crise. Outro fator que contribui para esse tipo de negócio é que as startups desde o seu início foram acostumadas a lidar com mudanças rápidas para manter sua sobrevivência, uma vez que a tecnologia se transforma cada vez mais rápido. Outro fator positivo é que as startups estão resguardadas por empresários habituados com o investimento de risco.

      Assim, é possível dizer que as startups são modelos de negócios e inovações feitas sob medida para tempos de extrema incerteza.  O que nos mostra que não é impossível produzir e crescer em tempos de crise, dentro desse modelo específico de negócio.
       

      * Clara López Toledo Corrêa é advogada da Toledo Corrêa Marcas e Patentes.

      E-mail – claratoledo@toledocorrea.com.br

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •