• NOTICIAS

      22/05/2010 | Tolerância Zero dá continuidade

      Mais uma ação do Tolerância Zero foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 21 de maio, pelo Comitê Gestor de Fiscalização Integrada de Campinas (Cofisc) em diversos pontos da área central e do Taquaral com o objetivo de coibir a ação de pessoas que ficam pedindo esmola e vendendo produtos nos semáforos.

      Três grupos formados pela Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, Vara de Infância, Samu, SETEC e EMDEC partiram da Rua Barreto Leme, ao lado da Prefeitura, em direção ao cruzamento da Avenida Orozimbo Maia com a Francisco Glicério; Francisco Glicério com Moraes Sales e Praça Capitão José Moreira de Souza, conhecida por Balão do Bela Vista, no Taquaral. Cada uma em uma direção, simultaneamente.

      Sete pessoas, todos homens, foram abordados nos semáforos por estarem pedindo esmola ou fazendo apresentação de malabares. Com o acompanhamento da assistente social da Prefeitura, um adolescente foi encaminhado para o Conselho Tutelar; dois foram para o Serviços de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samim); três para o Serviços de Acolhimento e Referenciamento Social (Sares) e um foi levado para a casa em Campinas. A maioria é de usuários de drogas.

      Para o coordenador do Cofisc e secretário de Assuntos Jurídicos, Antonio Caria Neto, a operação foi bem sucedida. “Conseguimos abordar vários pontos onde flanelinhas, malabares e pedintes atuam. Temos que continuar com essas medidas, inclusive porque a população se mostra receptiva a essas ações”, afirmou Caria. Segundo o coordenador, o Tolerância Zero está coibindo as ações dos pedintes em sinaleiros. Há muitas pessoas que não aceitam as oportunidades que os serviços municipais têm oferecido e são justamente essas pessoas que continuam nas ruas. “Nós não vamos permitir esse tipo de ação aqui em Campinas “, frisou.

      A proprietária da banca de jornais Bela Vista, localizada na Praça Capitão José Moreira de Souza, Silvani Vicente Bertozzo, disse que a ação tem todo o apoio dos comerciantes e residentes do entorno. “Fiquei contente quando vi a polícia chegando. Diariamente temos pedintes e usuários de drogas aqui no balão que ficam abordando os motoristas no semáforo e acontecem muitos assaltos. Muitas vezes as pessoas acabam dando o dinheiro por se sentirem coagidas”.

      A moradora daquela região, Henriqueta Coelho também ressaltou a ação como muito boa. “Precisamos disso, de uma ação mais efetiva para garantir a segurança da gente”.
      No período da noite o Cofisc continuará a operação Tolerância Zero, fiscalizando outros pontos da cidade.
      Uma viatura do Samu ficará de plantão para o atendimento da operação.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •