• NOTICIAS

      07/12/2015 | Erico Rolvare nutrólogo

      NUTRÓLOGO ORIENTA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

      No final do ano, as festas de confraternização na empresa, na família e com os amigos, na maioria das vezes, trazem também os exageros na ingestão de alimentos e bebidas. O médico nutrólogo, Erico Rolvare, explica como driblar os exageros e fazer uma alimentação mais saudável possível.

      O que se pode comer nas festas de fim de ano, levando-se em conta que normalmente são servidos vários tipos de carnes, massas, tortas e saladas, entre tantos outros salgados e doces?

      Erico Rolvare – A primeira orientação é que antes de ingerir qualquer um desses alimentos, prepare um bom prato com folhas verdes ou com legumes, de preferência com os dois. Ao ingerir esse prato, estará saciando a sua fome, ao mesmo tempo em que a fibra dessas folhas verdes, vão se transformar em uma celulose, que como uma espécie de redinha de proteção, vai reter a gordura dos outros alimentos que serão ingeridos em seguida. Essa gordura vai ficar presa na celulose e será eliminada pelo organismo, sem ser absorvida, o que é mais saudável. Com esse procedimento, com certeza, os outros alimentos, serão consumidos em menor quantidade.

      Tem diferença em optar por ingerir entre os diversos tipos de carne, como a de vaca, suína, de peru ou frango?

      Erico Rolvare – Todas essas carnes são fontes de proteína. Agora, se optar por comer uma carne suína, sem aquela capa de gordura, que pode ser um lombo ou um pernil, isso será muito mais saudável que uma carne vermelha. Já a carne de peru, sem a pele, é uma carne completamente seca, que tem menos gordura que a de frango. O torresmo, por exemplo, tem uma quantidade de gordura muito maior. Outro aspecto importante é observar como essa carne foi preparada. Se ela foi preparada em uma assadeira, com certeza conterá mais gordura acumulada. Se ela foi preparada em uma churrasqueira, a gordura ficará menos acumulada nessa carne e dessa forma será uma opção mais adequada, do ponto de vista de um alimento mais saudável.

      Em uma escala de valor calórico, o que é melhor consumir – cerveja, vinho, vodka, uísque ou caipirinha?

      Erico Rolvare – O álcool é um carboidrato e engorda tanto quanto um pão ou um pudim. Uma dica para beber menos é intercalar sempre com o consumo de água. Com relação ao valor calórico, quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior a quantidade de carboidrato. No caso de uma caipirinha (teor alcoólico em torno de 38 a 48%), tem que somar a quantidade de açúcar e a frutose que é o açúcar da fruta, que acompanham o preparo dessa bebida. No caso do uísque, o malte se soma ao teor alcoólico de 45 a 46% dessa bebida, o que é bem alto e portanto mais calórico.

      O vinho fica no meio do caminho, com teor alcoólico em torno de 16%. O ideal também é que o seu consumo seja intercalado com água para limpar o paladar e degustar melhor a bebida, o que também faz com que o consumo da bebida seja menor.  A vodka, que normalmente pode ser de batata ou beterraba, que são carboidratos, tem teor alcoólico bem mais alto, entre 39 e 42%.  A cerveja tem teor alcoólico bem mais baixo, superior a 0,5%.

      Pelo que explicamos, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, em razão da quantidade de carboidratos ingeridos, supre a ingestão de alimentos. Infelizmente, isso explica porque os alcoólatras não sentem fome.

      E se mesmo assim, acontecer o abuso no consumo dos comes e bebes na festa de fim de ano?

      Erico Rolvare – Abusou? Se fizer alguma atividade física, que sempre é importante, intensifique um pouco no dia seguinte, para queimar aquilo que ingeriu a mais. Feita sem exageros, essa atividade física vai ajudar a queimar esse consumo adicional.


      Foto:   Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •