• NOTICIAS

      09/12/2015 | Marmitinhas para refeições saudáveis

      MÉDICA SUGERE “MARMITINHAS” PARA REFEIÇÕES EQUILIBRADAS NO ANO NOVO

      Marmitinhas para refeições fracionadas, com nutrientes equilibrados e adequados às necessidades e atividades diárias das pessoas. A orientação é da médica endocrinologista, Suzikelli Souza, que mostra que a ingestão de alimentos adequados é a chave para uma vida mais saudável. A própria médica é adepta das marmitinhas. Uma boa dica para começar 2016 com uma atitude saudável!

      Como devem ser montadas essas marmitinhas, para que as pessoas, principalmente aquelas que comem fora de casa, tenham uma alimentação mais saudável?

      Suzikelli Souza – Quando sugiro que as pessoas preparem as suas marmitinhas diárias, estou propondo que elas façam uma combinação adequada de grupos de alimentos, com nutrientes que atendam as suas necessidades alimentares. Em pequenos recipientes, como as marmitas, são combinados alguns tipos de alimentos.

      No dia a dia, o equilíbrio alimentar é fundamental. O carboidrato, chamado de macro nutriente, é um alimento energético importante que tem que estar presente nessa alimentação. Pode ser, por exemplo, arroz, purê de batata, macarrão ou farofa. Deve-se escolher uma dessas opções para compor essa marmitinha. Dois carboidratos não devem compor uma mesma refeição.

      A proteína é outro macro nutriente e pode ser encontrada na carne vermelha, de peixe, frango ou no ovo. Um desses tipos de proteína deve ser escolhido para cada refeição. Na marmitinha, os leguminosos – feijão, ervilha ou lentinha, são importantes pela função reguladora. Eles têm um pouco de carboidrato e também de proteína e atuam na saciedade.

      O quarto grupo de alimentos, não menos importante, é o dos legumes. O brócolis, a escarola, a vagem e a cenoura são alguns exemplos desse grupo, que podem ser cozidos e adicionados a marmitinha.
       

      Qual a quantidade de alimentos deve ser colocada nessas marmitinhas e qual o período entre as refeições?

      Suzikelli Souza – Uma alimentação saudável com essas características deve saciar uma pessoa por um período de três a quatro horas, dependendo da porção.

      A quantidade de cada alimento não é fixa, porque ela depende da idade das pessoas. Indivíduos mais jovens precisam de alimentos mais energéticos, ou seja, mais carboidrato. As pessoas com idade intermediária precisarão de uma quantidade equilibrada entre carboidrato e proteína. As pessoas de idade avançada vão precisar mais de proteína.

      Sempre ressalto para os meus pacientes que toda alimentação precisa ter o carboidrato e a proteína juntos. O consumo somente de carboidrato, libera o hormônio insulina, que aumenta a fome. A insulina está sendo produzida pelo organismo em elevadas quantidades porque o consumo de carboidrato pelas pessoas está ocorrendo acima do necessário. É preciso muito atenção para isso.
       

      Essa regra de combinação dos alimentos deve se repetir diariamente?

      Suzikelli Souza – Sim é uma regra e todos esses nutrientes são importantes para o organismo.  As proporções e a quantidade vão variar, de acordo com o estilo de vida de cada pessoa.

      Os tipos de alimentos podem ser variados em cada refeição, mantendo-se a presença dos quatro grupos, que pode ser acrescida de frutas, lembrando sempre que elas têm frutose – o açúcar da fruta. Essa variação de alimentos é importante para as pessoas se sentirem estimuladas e terem prazer em cada refeição. As frutas também devem ser acrescentadas diariamente nessa alimentação. Uma fatia de mamão, uma banana ou uma maçã, também podem ser boas opções para levar ao trabalho, junto com a marmitinha.
       

      E com relação aos suquinhos e achocolatados, que as pessoas costumam ingerir junto com as refeições?

      Suzikelli Souza – São apenas água com aromatizantes. Os sucos em geral não contém a fruta, apenas essência aromática, sem nenhuma qualidade nutricional. Eles não entram na minha lista de supermercado.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •