• NOTICIAS

      07/03/2016 | Mercado Mundo Mix em Campinas

              Festival do Sorvete Artesanal e desfiles de moda agitam a primeira edição do ano do Mercado Mundo Mix em Campinas

              De milk shake, sundae e colegial aos contemporâneos gelatos artesanais e de frutas exóticas, diversos produtores de sorvete da região se reúnem em festival inédito. Evento conta ainda com shows ao vivo.
            
               Mais de 20 mil pessoas passaram pela última edição do Mercado Mundo Mix, em dezembro, em Campinas.

              Não é só de moda e música que vive o Mercado Mundo Mix, evento que há 11 anos acontece em Campinas, é considerado o celeiro de artistas, designers e modistas no Brasil. Nos próximos dias 12 e 13 de março (sábado e domingo), a primeira edição campineira do calendário 2016 – que irá homenagear as mulheres – traz diversas criações de sorvetes de produtores locais.

              Depois do do Festival da Cerveja Artesanal, em dezembro passado, o Mercado Mundo Mix volta a Campinas com uma edição especial:  o 1o Festival do Sorvete na cidade. "Nosso intuito é promover parcerias com diversas plataformas da economia criativa, a fim de incentivá-las. As sorveterias regionais e artesanais estão em grande expansão pelo país. O público adora! Teremos sorvetes e gelatos para todos os gostos e bolsos", explica o fundador do Mercado Mundo Mix, Beto Lago.

              
              Expositores

              O casal Léia e João Antônio Martins sempre se interessou pela área gastronômica. Porém, foi em 2009 que eles descobriram a paixão pelo sorvete artesanal e, após uma deliciosa viagem pela Itália, decidiram empreender no segmento. Lá aprenderam com grandes mestres sorveteiros os cálculos detalhados para cada ingrediente da mistura, de forma a oferecer aos clientes uma experiência inesquecível na degustação de sorvetes artesanais. Com mais de 150 sabores, sem corantes, conservantes e aromatizantes, a "Da Pá Virada" nasceu com a promessa de inovar no mercado de gelatos. "Os sabores que fazem mais sucesso são chocolate, pistache, coco com doce de leite e frutas do bosque, além dos exóticos requeijão com goiabada, iogurte com nozes e mel, zabaione, abacaxi com hortelã, café e amarula", conta João Antônio Martins.


              Das paletas aos gelatos, diversos tipos de sorvetes artesanais estarão disponíveis aos visitantes.


              Já a Ice Creamy chega ao Mercado Mundo Mix Mulher com um sorvete 100% artesanal: menos gordura e 50% menos açúcar, o que garante o verdadeiro sabor das matérias-primas  importadas. O diferencial da rede é a técnica de preparação do sorvete: sobre uma pedra de mármore congelada a -20º C, a massa é submetida e são ali acrescentados os recheios – como cookies, gotas de chocolate, amêndoas, creme de avelã e calda de frutas.

              Com opções para diferentes públicos como veganos, intolerantes a lactose, glúten e alérgicos a corantes ou aromas artificiais, a história da Sorveteria Das Eis começou há mais de 20 anos, quando uma pequena família num sítio do interior de São Paulo decidiu utilizar o excedente do leite coletado de suas cinco vacas para produzir sorvete em casa. "Nossa vaca Paloma produzia muito leite. Passamos a utilizá-lo para fabricar sorvete. Foi durante a minha estada de um ano e meio na minha terra natal, a Alemanha, que me deparei com maravilhosos sorvetes nos chamados Eiskaffees. Cremosíssimos e saudáveis, à base de frutas e nozes frescas, creme de leite fresco, sem adição de qualquer gordura hidrogenada, corante ou aroma artificial, aqueles gelatos logo me conquistaram. Trouxe de lá diversas receitas carinhosamente elaboradas pelo mestre sorveteiro Sr. Koch, produtor há mais de 25 anos no mercado europeu. As receitas foram aprimoradas e adaptadas com a variedade de frutas que temos no Brasil. Além de sorvetes e sorbets, aprimorei também técnicas de cozimento de caldas e preparo de maravilhosas tortas e torres de sorvetes. Depois de tantos anos, ainda cultivamos, no sítio, algumas das frutas orgânicas para uso nos sorvetes e tortas", conta a mestre sorveteira Marcela Schnug.


              Menu completo

              Além do Festival do Sorvete, esta edição do Mercado Mundo Mix traz para a Estação Cultura um completo food park com cervejas artesanais, como Burgman, Landel, Quinta do Malte, Bamberg e Schornetein, além de crepes, hambúrgueres, massas, delícias cubanas, coxinhas especiais, temakis e o tradicional churros recheado.

              Ao todo o Mercado Mundo Mix Mulher vai receber cerca de 100 expositores, entre designers de moda, chefs de cozinha, artesãos, designers de objetos, ONG's e projetos sociais - sendo metade deles de Campinas - para o maior evento de Economia Criativa do País. A entrada e o estacionamento são gratuitos.


              Passarela
              
              Tanto no sábado como no domingo, a partir das 16h, o Mercado Mundo Mix se transforma em passarela. No dia 12, o projeto Vence, criado por mais de 20 estudantes de moda do Colégio Politécnico Bento Quirino, apresenta ao público do Mercado Mundo Mix diversas criações, inspiradas em filmes brasileiros, propostas como trabalho de conclusão de curso. Ainda no sábado, a Grife Criolê, empreendimento solidário criado por Isabel Cristina Alves, a Mãe Isabel, em conjunto com uma cooperativa de costureiras, também leva ao público suas inspirações que apostam em cores, imagens, temáticas e símbolos afros, valorizando a cultura de matriz africana.
              
              No domingo (13), às 16h, os estilistas Zuzi Evangelista – da Oyá-Ó - e Vicente Perrota, estilista do Mercado Mundo Mix, desfilam suas criações, que têm como ponto forte a mistura de diferentes tipos de tecidos e o reaproveitamento de retalhos, com muita cor e estilo.


              Programação Cultural - Agora é que são elas


              Mulheres do samba, da bossa, da poesia e que inventam moda estão no Mercado Mundo Mix (MMM). Nesta edição, o universo feminino é quem dá as cartas. Durante o sábado e o domingo (12 e 13), as DJs Will, Pagu, Larissa e Paulinha agitam o público com seus vinis de vários estilos.

              Em parceria com o Senac Campinas e Ponto Cultura Caminhos, o MMM traz a exposição "Mulheres em três atos: identidades do profano ao sagrado" com 15 combinações de peças que representam as várias identidades femininas, suas sensibilidades, personalidades e comportamentos ao longo dos tempos. Um sarau de poetisas também coordenado pela escritora Daíse, está na agenda, e aberto às mulheres que quiserem mostrar seus versos.

              Um dos destaques é a participação da cantora e compositora, Ieda Cruz, com seu show voltado ao samba-rock, funk & soul brasileiro ao lado da banda Nêga Madame. O trabalho, fortemente influenciado pelo suingue e o samba-jazz de meados de 1960 até às vertentes contemporâneas da música negra, apresenta um repertório que conta com canções autorais, de seu disco "Decote" (lançado em 2011 com apoio do FICC) e também com novas versões de músicas de compositores como Gilberto GIl, Dorival Caymmi, Roberto Menescal, Marcos Valle, João Donato e Marku Ribas.

              Sambista de peso, a intérprete Aureluce Santos revisita os clássicos do gênero nesta edição. Campineira, ensaiou suas primeiras notas no Coral Maria Neves Baltazar, até participar, em 2000, no Projeto "Revivendo o Samba", no Espaço Cultural Evolução. Neste show, Aureluce será acompanhada de Adilson (surdo), Jean (cavaco), Jefferson (pandeiro), Marcelo (violão sete cordas) e Eduardo (Sax).


              Programação Mercado Mundo Mix Mulher

              Sábado 12/03        
           
              11h  Inventor de Sonhos (teatro de Bonecos)

              12h  Dj Will

              13h  Dj Will

              14h  Dj Will

              15h  DJ PAGU      

              16h DESFILE VENCE

              17h SARAU POETISAS   

              18h  Dj Will

              19h  AURELUCE  

              20h  Dj Will

              21h  Dj Will
          
              

              Domingo 13/03
            
              11h  Inventor de Sonhos (Teatro de Bonecos)

              12h  Dj Will

              13h  Dj Will

              14h  Dj Will

              15h DJ Larissa

              16h DESFILE OYÁ-O/VICENTE

              17h DJ PAULINHA

              18h  Dj Will

              19h Ieda Cruz

              20h  Dj Will

              21h Dj Will
            
              

              SERVIÇO

              Mercado Mundo Mix Mulher

              Data: 12 e 13 de março de 2016 (sábado e domingo), das 11h às 21h

              Local: Estação Cultura - Rua Francisco Teodoro, 1050 - Vila Industrial - Campinas/SP

              Entrada e estacionamento gratuitos





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •