• NOTICIAS

      26/05/2010 | Copa de Xadrez Escolar Ayrton Senna 2010

      A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), participará com cerca de 60 alunos da VII Copa de Xadrez Escolar Ayrton Senna 2010, que acontecerá no dia 30 de maio, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera em São Paulo durante todo o dia.
       
      Os estudantes campineiros vão competir com aproximadamente 2 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo, nas categorias que vão do sub 8 a sub 16 anos, absoluto e feminino. A premiação em cada categoria será o troféu para o primeiro colocado e medalhas do segundo ao décimo colocado.

      Também haverá troféu para as cinco melhores escolas, troféu para a cidade com a maior delegação e para a escola com o maior número de inscritos.

      Este é o terceiro ano em que alunos das escolas municipais de Campinas participam do torneio de xadrez, e devido aos bons resultados alcançados por alguns estudantes, como é o caso de Eduardo Rafael Vogel, aluno da Emef Padre Domingos Zatti, e que foi vencedor em 2008 na categoria Sub-15 absoluto, cada vez mais alunos se interessam pelo esporte, que exige concentração e raciocínio.

      “O campeão Eduardo serviu de incentivo para novos competidores, que acabam se beneficiando em experiências como a Copa de Xadrez com integração, socialização e cooperação entre as equipes”, afirmou uma das professoras que coordena aulas de xadrez na rede municipal, Maria do Carmo Ferreira Gonçalves, mais conhecida como Doca.
       

      Em 2010, alunos das seguintes escolas irão participar da competição de xadrez em São Paulo: Emefs Clotilde Barraquet Von Zuben, Raul Pila, Violeta Dória Lins, Padre Domingos Zatti, Padre José Narciso Vieira Ehremberg.

       

      No torneio desse ano, Doca e Elizabeth Carrara, professora que também ministra aulas de xadrez em escolas municipais, acreditam e apostam em bons resultados. “Temos boas expectativas para medalhas, já que temos a experiência de participação em anos anteriores e cada vez mais participantes e ótimos jogadores”, diz Doca.

       

      Projeto na escola


      Desde 2007, participantes do Projeto de Xadrez, da SME, vêm se destacando em torneio municipais, regionais, estaduais e brasileiros. O projeto é desenvolvido em escolas de ensino fundamental da rede municipal com o principal objetivo de integrar e valorizar os alunos ao ambiente escolar.

      O xadrez desenvolvido entre os alunos contribui com a formação da criança e do jovem. É uma importante ferramenta pedagógica que cria condições para o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da iniciativa e da capacidade de resolver problemas.
       

      O Projeto de Xadrez faz parte do programa Arte e Movimento, que engloba ações ligadas à cultura e ao esporte e oferecem aos alunos da rede municipal atividades no contraturno da sala de aula.

       

      Ingrid Vogl

      Departamento de Comunicação
      Prefeitura Municipal de Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •