• NOTICIAS

      23/03/2016 | Médica endocrinologista Suzikelli Souza alerta

      O ESTRESSE E A FALTA DE HORAS DE SONO GERAM PROBLEMAS DE SAÚDE NAS PESSOAS

      A médica endocrinologista, Suzikelli Souza, alerta para as dificuldades que as pessoas têm de desligar o celular, para ter uma noite de efetivo repouso. A falta desse repouso reparador tem dado origem a diversas patologias.

      Como uma pessoa pode ter uma noite de efetivo repouso, se ela ficar com o seu celular ligado na cabeceira da cama ou permanecer no WhatsApp ou nas redes sociais até uma ou duas da manhã? A questão é levantada pela médica endocrinologista, Suzikelli Souza, que afirma que cada vez mais verifica essa situação no dia a dia do consultório.

      As pessoas deixam os seus celulares ligados próximos a cama e acabam recebendo mensagens periódicas seja do banco, da operadora ou dos amigos. “Essas mensagens provocam constantes despertares nas pessoas e isso faz com que o organismo receba mensagens para permanecer em estado de alerta. Se a pessoa não relaxa durante o sono, como ela vai poder levantar para trabalhar e ser produtiva no dia seguinte? Isso é impossível porque ela vai estar em um estado de estafa”, explica a médica endocrinologista.

      Ainda com relação a quantidade de horas de sono, a médica informa que é muito comum a pessoa afirmar que dorme seis horas por noite e isso é suficiente, quando na verdade ficar na cama está muito entediante para ela, que ela prefere levantar. “Ela precisaria de mais horas de sono para o repouso, mas não percebe isso. Esse problema com certeza vai trazer prejuízos futuros para a sua saúde”.

      Cenário no TrabalhoSuzikelli Souza alerta também para as patologias de doenças que surgem do estresse no trabalho. “A síndrome do pânico, que provoca o aumento da frequência cardíaca, com sudorese nas mãos e a necessidade da pessoa fugir do ambiente de trabalho é uma dessas patologias, provocada pelo estresse no ambiente de trabalho”, acrescenta.

      A médica afirma que um cenário de dificuldades para conseguir ou manter o emprego também gera situações de estresse nas pessoas. “Precisamos levar em conta essa questão no ambiente de trabalho, que algumas pessoas conseguem lidar muito bem com situações de crise e outras não tem essa mesma habilidade e se sentem derrotadas. Isso é muito individual, porque as pessoas têm características diferentes – algumas são mais flexíveis e outras mais rígidas”.

      Suzikelli Souza avalia que noites mal dormidas, passadas no WhatsApp ou nas redes sociais ou situações de estresse constante no trabalho, de imediato farão com que as pessoas se alimentem em maior quantidade, gerando aumento de peso e depois outras patologias. Portanto, as pessoas devem perceber quando essas situações começam a comprometer a sua qualidade de vida.
       

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •