• NOTICIAS

      03/05/2016 | Jovens cantores em recital lírico

      Gustavo Caires, Rafaela Haddad, Daniel Duarte e William Donizete.

      A ABAL, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, criou há 34 anos o movimento “Para nossa voz, queremos vez”, buscando estabelecer um espaço para o canto lírico na terra de Carlos Gomes, o mais destacado compositor brasileiro e das Américas do campo da ópera no século 19. Outro propósito da entidade é proporcionar para jovens cantores, ou estudantes, um palco, um público aficionado e um pianista, fatores que contribuem com seu treinamento prático no início da trajetória artística. Na próxima sexta-feira, dia 06 de maio, às 20 horas, no palco do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro – tel. 3231-2567), quatro jovens talentos se apresentam na série Encontros Musicais, da ABAL Campinas, acompanhados pelo pianista Chiquinho Costa e direção musical do Prof. Dr. Ângelo Fernandes, da UNICAMP. A mezzo-soprano Rafaela Haddad, o barítono William Donizete e os tenores Gustavo Caires e Daniel Duarte selecionaram em seu repertório, peças de música de câmera e árias de ópera, de compositores como W. A. Mozart, G. Donizetti e G. Verdi e, também, Chiquinha Gonzaga, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Carlos Guastavino, L. V. Beethoven, R. Schumann e F. P. Tosti. Serão interpretadas as árias Voi che sapete (Le Nozze di Figaro), Stride la vampa (Il Trovatore), Quanto è bella, quanto è cara, e Una furtiva lagrima (L’elisir d’amore), e as obras camerísticas, Santa (de Chiquinha Gonzaga); Still wie die Nacht - Op. 326, nº27; O del mio amato bem, Penso alla prima volta; Adelaide , Op.46, In der Fremde (Liederkreis, Op. 39); Io ti lascio, o cara, addio; Canção do amor e Nhapôpè.

      A mezzo Rafaela Haddad iniciou seus estudos musicais com Claudiana Melo, no Curso Técnico em Canto, na Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá. Entre os anos de 2010 e 2012 foi aluna de Isabel Maresca, em São Paulo. Participou de masterclasses com Isabel Maresca, Chico Campos (USP), Ângelo Dias (UFG), Denise Sartori (EMBAP), Fátima de Brito (UFA), Marvin Keenze (EUA), Deborah Stein (EUA), entre outros. Formada em Jornalismo, focalizou sua pesquisa no Jornalismo Musical, com ênfase na Teoria Crítica. Está terminando seu mestrado em Canto sob orientação de Adriana Giarola Kayama e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música, do Instituto de Artes da UNICAMP, na área de Práticas Interpretativas, sob a orientação de Ângelo Fernandes.

      Willian Donizetti, barítono, é Bacharelando em Música com habilitação em Canto Lírico pelo Instituto de Artes da UNICAMP, sendo aluno da classe de Ângelo José Fernandes. Foi solista em concertos de diversas obras corais sob a regência de Ângelo Fernandes, Akira Kawamoto, Hermes Coelho, Parcival Módolo e Karl Martin. Como membro do Ópera Estúdio UNICAMP, participou das montagens de Le Nozze di Figaro, no papel de Figaro (2014) e Don Giovanni, interpretando o personagem título (2015). É integrante do Coro Contemporâneo de Campinas desde 2013, atuando como membro do naipe de baixos e solista.

      Recém-formado em Canto Lírico na classe de Ângelo José Fernandes no curso de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, o tenor Daniel Duarte é mestrando na área de Práticas Interpretativas pelo mesmo instituto. Como membro do Ópera Estúdio UNICAMP participou de montagens realizadas em parceria com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP interpretando Tamino, em Die Zauberflöte (2013), Don Curzio, em Le Nozze di Figaro (2014) e Don Ottavio, em Don Giovanni (2015) de W. A. Mozart. Atuou, também, como Spalanzani, em Les Contes d’Hoffmann de J. Offenbach no Festival Internacional de Ópera – FIO e, recentemente, como Aeneas, na montagem de Dido & Aeneas, de H. Purcell, realizada no Instituto de Artes da UNICAMP. Integra o Coro Contemporâneo de Campinas desde 2011.

      O tenor Gustavo Caires é bacharel em Música, com habilitação em Regência, pelo Instituto de Artes da UNICAMP e cursa, neste mesmo instituto, o 4º ano de Canto Lírico, sob a orientação de Ângelo José Fernandes. Participou de diversas montagens do Ópera Estúdio UNICAMP desde 2013, das quais se destaca sua recente performance como Tony, em West Side Story, de L. Bernstein, em parceria com a Banda Henrique Marques de Limeira e Don Basílio, em Le Nozze di Figaro (2014). É membro do Coro Contemporâneo de Campinas desde 2012, atuando como membro do naipe de tenores e solista em diversas obras como The Messiah, de G. F. Handel e Requiem de W. A. Mozart. É regente do Coral UniverIDADE (UNICAMP) e do Coral Sintonia de Valinhos.

       
      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •