• NOTICIAS

      03/06/2010 | Casa de Portugal

      União garante reforma da Casa de Portugal

      Comunidade vai investir R$ 200 mil na reforma da sede

       

       

      A Casa de Portugal de Campinas vai receber investimentos da ordem de R$ 200 mil para a reforma da sede situada na Rua Ferreira Penteado. O prédio, de 2.400 metros quadrados, palco de concorridos jantares, eventos artísticos e festas típicas, vai ganhar novo piso, novo sistema de som e novo teto, com os recursos arrecadados com o “livro de ouro”, que já corre entre membros da comunidade lusitana e patrocinadores privados. Pelas estimativas do presidente da casa, Adelino da Ponte, as obras devem começar no final do ano. Mas a inovação vai além de intervenções arquitetônicas. O espaço cultural, que praticamente dobrou o número de associados em um ano, se prepara para resgatar a proposta histórica de estar engajado em ações sociais.

      E a programação da Semana Cultural Portuguesa, que começa hoje, confirma esta nova política. Quem participa do curso gratuito de culinária portuguesa amanhã, por exemplo, se inscreve com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados a um orfanato indicado pela própria cozinheira que vai ministrar as aulas sem cobrar um tostão. O mesmo “ingresso” vai garantir a participação de um evento literário na terça-feira. “A Casa de Portugal nasceu com a proposta de amparar imigrantes que tinham dificuldade para se adaptar à vida em uma nova nação, longe das famílias. A colônia quer manter esse cunho social”, afirma o diretor João Batista Meira.

      Para o presidente Ponte, a estratégia de correr o “livro de ouro” não é, dentro da colônia, nenhuma novidade. Até mesas, cadeiras e objetos decorativos da sede foram, ano após ano, doados por simpatizantes. É que, sem qualquer fim lucrativo, a casa mal arrecada para pagar as próprias contas. Para se ter ideia, três dezenas de portugueses formavam o quadro de mantenedores titulares no começo do ano passado. Para reforçar o caixa, a diretoria passou a buscar sócios por toda a cidade.

      Fundadores que não precisavam pagar a mensalidade abriram mão do benefício e voltaram a contribuir. Além disso, as comissões passaram a angariar sócios que nem possuem ascendência portuguesa. “A gente coloca uma cultura rica à disposição de pessoas de todas as raças”, disse o presidente.

      PROGRAME-SE

      Hoje - 19h: Abertura da festa, com a apresentação da Orquestra Experimental da Sociedade Filarmônica de Valinhos.

      Amanhã -15h: Curso rápido de culinária portuguesa, seguido da apresentação do Rancho Folclórico Vasco da Gama, de Santos.

      Sábado -19h: Primeira festa junina, que vai se repetir nos dias 26 de junho, 3 e 10 de julho. A entrada é franca.

      Domingo - 9h: Missa solene na capela do hospital da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência (Rua 11 de Agosto, 557).

      Mais detalhes no site www.casadeportugalcamp.com.br 

       ou no telefone para (19) 3252-5752.

       

      Publicada em 3/6/2010
      Correio Popular
      Cidades

      Rogério Verzignasse
      DA AGÈNCIA ANHANGUERA
      rogerio@rac.com.br

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •