• NOTICIAS

      27/06/2016 | Suzikelli Souza, endocrinologista

      AÇÚCAR, ADOÇANTES E DOCES

      A médica endocrinologista Suzikelli Souza comenta sobre o consumo do açúcar e dos adoçantes. Ela explica que quase tudo que ingerimos tem açúcar – o carboidrato vira açúcar e as frutas contém frutose, que também é açúcar. A endocrinologista explica porque o doce é um alimento de absorção rápida, que nos dá prazer, mas tem pouco valor nutricional. A seguir os principais trechos da entrevista.

      Como deve ser o uso desses adoçantes pelas pessoas?

      Suzikelli Souza – Nas pessoas que tenham sobrepeso ou obesidade o uso do adoçante pode ser considerado. Nesse caso, da mesma forma que o uso do açúcar comum, não pode haver exageros no seu consumo. Não é porque se está consumindo um produto zero calorias, no caso o adoçante, que vamos exagerar e utilizá-lo em grandes quantidades. Não podemos esquecer que se trata de um produto químico. Temos hoje adoçantes de melhor qualidade, do que tínhamos no passado, mas continua valendo sempre o uso equilibrado, mesmo para as pessoas que necessitam dele, como as diabéticas.

      E o consumo do açúcar em geral pelas pessoas, o que pode e o não pode?

      Suzikelli Souza – É importante que as pessoas saibam que quase tudo que comemos vira açúcar. O carboidrato é açúcar. As frutas – mamão, banana, laranjas e tantas outras têm frutose que é açúcar. O pãozinho do nosso café da manhã vira açúcar. O arroz é açúcar. Por isso que as pessoas precisam entender que quando se recomenda que diminuam o consumo de doces, elas não estão se privando do consumo de açúcar, porque estarão ingerindo açúcar através de todos esses outros alimentos. Portanto volto a recomendar que se diminua o consumo do açúcar, principalmente esse do tipo refinado.  Esse açúcar refinado, dependendo da quantidade que se consome, pode ser viciante. Isso porque esse açúcar tem uma absorção rápida pelo organismo e dá uma sensação de energia e prazer.
       

      E outros tipos de açúcar que estão aparecendo no mercado, como o de coco, são opções?

      Suzikelli Souza – O coco é um excelente nutriente, o óleo de coco é conhecido pelas suas qualidades. O açúcar de coco preparado de forma natural pode ser uma boa opção. Mas insisto, deve ser consumido também com muita moderação.
       

      E aqueles doces que tanto nos atraem. Devemos resistir a eles?

      Suzikelli Souza – Em nenhum livro de Medicina tem a informação que precisamos dos doces para viver. As pessoas deturparam aquela história que ‘se não comer um doce eu passo mal’. Obviamente, como já explicamos, o doce por conter grande quantidade de açúcar refinado é um alimento energético de absorção muito rápida. Então se estou fadigada e cansada e como um doce, me sinto ressuscitada.  Isso pode ser bom apenas nesse sentido. O excesso nesse consumo de doce é muito ruim.
       

      Então fiquei três a quatro horas sem comer, estou com fome e como uma barra de chocolate...

      Suzikelli Souza – Isso é péssimo, no sentido de que se está colocando um nutriente que dá energia, mas não vai nutrir. A nutrição atende a alguns aspectos e objetivos, como melhorar a massa muscular e o metabolismo das pessoas, Quando se está falando de doce, se fala só de prazer, não tem nenhum aspecto efetivo de nutrição. Nutrir envolve carinho e cuidado com a alimentação.


      Foto:Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •