• NOTICIAS

      06/07/2016 | CCLA, recebe obra de Aldo Cardarelli

      Alcides Acosta, presidente do CCLA, com a obra de Aldo Cardarelli

      Patrícia Domingos/AAN

      Foto: Alcides Acosta, presidente do CCLA, com a obra de Aldo Cardarelli

      A sensibilidade do catador de recicláveis Sérgio Paulo de Magalhães possibilitou resgatar uma valiosa obra de arte abandonada em uma caçamba de lixo, na Avenida Doutor Moraes Sales, embaixo do Viaduto Laurão, em Campinas. Sensibilidade que passou longe da pessoa que jogou fora um retrato a óleo, pintado em 1958, pelo renomado mestre da arte pictórica, o campineiro Aldo Cardarelli. Assim que encontrou a tela na manhã da última sexta-feira, o catador foi direto ao Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA), no Centro.

      Depois de se apresentar também como artista plástico Sérgio não deixou aos que lhe atenderam na recepção qualquer outra informação que pudesse, por exemplo, permitir que a filha do artista, a restauradora Thelma Cardarelli, lhe desse um abraço de gratidão pelo importante achado. Ao saber do fato, nesta terça-feira, Thelma dizia estar "literalmente em estado de choque". E como guardiã que é das obras do pai, teceu duras críticas àqueles que não demonstram qualquer interesse em preservar importantes peças que fazem parte da história artística brasileira.

      O presidente do CCLA, Alcides Ladislau Acosta, abriu na terça para a reportagem uma das salas mais importantes do centro, onde estão guardadas importantes obras, como agora a tela a óleo, de aproximadamente 80X120, que ele acredita ser um autorretrato de Cardarelli ainda jovem, empunhando sua paleta de tintas e pincel. "A assinatura de Aldo Cardarelli confere plenamente, inclusive sua fisionomia jovem. Também pesquisamos as chancelas dos dois salões onde a tela esteve exposta. A pintura é autêntica, não há dúvida", avaliou o presidente.

      A pintura em si não sofreu avarias, mas em alguns pontos das bordas da tela têm rasgos causados provavelmente pela retirada de alguma moldura. No verso, existem dois carimbos. Um comprova que a tela foi exposta em 1958 em Porto Alegre, no Salão Pan-Americano, quando ganhou medalha de bronze e, em 1959, no 24º Salão Paulista de Belas Artes, Galeria Prestes Maia, premiada com a pequena medalha de ouro. "É um dos maiores pintores acadêmicos da história de Campinas", destacou Acosta.

      Outro fato que intrigou os membros do CCLA foi o catador Sérgio ter dito, assim que fez a entrega, que procurou o centro, pois ele já havia exposto uma de suas obras naquele espaço. No entanto, o presidente do centro ainda não havia feito um levantamento mais detalhado para localizar o nome do catador-artista entre os expositores.

      Artista era considerado o 'mestre do verde'

      As telas de Aldo Cardarelli, muitas de grandes dimensões, estão espalhadas pelo Brasil e Exterior (Estados Unidos, Suíça, Japão, Alemanha, Portugal e Argentina). A mais famosa delas chama-se o "Canto do Paiol", feita quando o artista tinha 21 anos — na época, já havia tido aulas com o professor italiano Luiggi Franco, que lhe passou os primeiros conhecimentos.

      No ano passado foi comemorado o centenário do artista. Ele faleceu aos 71 anos vítima de enfarte, e segundo Thelma, calcula-se que Aldo tenha produzido entre 10 e 15 mil óleos sobre tela. Ainda sem ver a tela, ela estima que a obra esteja valendo mais de R$ 10 mil, diante dos títulos adquiridos. Ela deverá procurar ainda esta semana o CCLA para resgata-la e compor seu acervo. "Todo acervo deve ter por volta de 90 obras. É pequeno em função da quantidade de venda ocorridas na época". Das poucas exposições que fez, em uma delas, no Museu de Artes de São Paulo (Masp) em 1983, vendeu os 200 quadros.

      O artista retratava com preciosismo a natureza, como matas, bosques e paisagens campestres, tanto que foi considerado o "mestre do verde". Ele não imitava a realidade, mas recriava a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente os gregos.

      Fonte :  http://correio.rac.com.br/_conteudo/2016/07/campinas_e_rmc/437235-catador-resgata-obra-de-arte-de-1958-do-lixo.html

      Publicado 05/07/2016 - 21h34 - Atualizado 05/07/2016 - 21h34

      Por Gustavo Abdel





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •