• NOTICIAS

      14/07/2016 | CAVIMA - Apoio a Idosos

      Campinas ganha centro de apoio e vivência para idosos que buscam maturidade ativa

      Com foco na valorização da vida e humanização, agenda de atividades do Cavima pretende estimular nos idosos o prazer em viver, com maior autonomia e independência

      Cultivar uma rotina com bons hábitos de vida é fator determinante para alcançar uma longevidade ativa e saudável. Com o fim de estimular pessoas a partir dos 60 anos a terem maior autonomia e independência na realização de atividades diárias, de forma a conquistarem um envelhecimento ativo e o não-asilamento, o Centro de Apoio e Vivência de Idosos para Maturidade Ativa (Cavima) dá início às atividades nesta quinta-feira (14/07), no bairro Taquaral, em Campinas.

      Idealizado pela médica Márcia Maria Reis Bonifácio Chaparro (CRM 77725) com o auxílio de equipe multidisciplinar especializada, o Cavima é um espaço de acolhimento familiar, cordial, sustentável e seguro, totalmente projetado para proporcionar atenção integral às necessidades físicas e biopsicossociais de idosos.

      "O Cavima nasceu de uma necessidade observada dentro da minha própria família, quando meus pais entraram na terceira idade e passaram a ter maior dificuldade nos afazeres do dia a dia, a sentirem-se ociosos e menos motivados", conta a profissional da área da saúde.

      "Por isso as atividades que serão realizadas no centro de convívio foram todas pensadas para estimular as funções cognitivas e comportamentais de pessoas com 60 anos ou mais, de forma a amenizar os reflexos das limitações que chegam com o avançar da idade e a manter ao máximo as capacidades funcionais", explica Márcia.

      Além de auxiliar os idosos a se tornarem pessoas mais atentas, comunicativas, felizes e ativas, estimular o convívio social e auxiliar no relacionamento interpessoal dos frequentadores são outros dois dos principais objetivos do centro de apoio, que conta com profissionais altamente capacitados no comando das atividades. Médicos especializados em referenciamento, terapeuta ocupacional, psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, cuidador de idosos e animadores compõem o quadro técnico especializado do Cavima.

      Valorização da vida e humanização

      Em grupo ou de forma individualizada – mas sempre com base nos pilares de qualidade e eficiência –, as atividades de assistência, orientação e integração realizadas no Cavima serão monitoradas e desenvolvidas de modo a respeitar eventuais demandas e aspectos socioculturais dos frequentadores.

      Além de atividades ocupacionais, recreativas e culturais que buscam a socialização e o estímulo do intelecto, o centro contará com apoio logístico diferenciado "casa-centro-casa", bem como serviço de orientação e apoio domiciliário, visando viabilizar aos idosos também em suas residências, toda a atenção que precisam nesta etapa da vida.

      Outro destaque do espaço é a cozinha saudável, com cinco refeições diárias e cardápios preparados por nutricionistas. "A intenção, dentro do Cavima, é fornecer uma nutrição adequada à idade do nosso público, ou seja, buscar o estímulo do apetite e olhar individualizado para as alterações da deglutição pelas quais passam os idosos", diz Márcia.

      Questões voltadas à saúde igualmente terão atenção especial na rotina do Cavima. Além de promover uma melhor qualidade de vida através de projetos terapêuticos individuais, com o fim de proporcionar a reabilitação de potenciais pré-existentes de cada indivíduo, palestras e workshops referentes às questões do envelhecimento serão ministradas para ensinar práticas de autocuidado na terceira idade.

      Já nas áreas cultural e social, a agenda do centro promete ser bastante movimentada, com atividades lúdicas para estimular a imaginação, a criatividade e o raciocínio; manuais, como pintura, artesanato, patchwork e bordado; motoras, incluindo aulas de dança, Lian Gong e Tai Chi Chuan; de animação, com contação de histórias, karaokê e sarais musicais; ao ar livre, com banhos de sol, alongamento, hortoterapia e orquidário; de lazer, com idas ao teatro, cinema e viagens; arteterapia culinária, com aulas de cozinha prática para preparar e confeccionar alimentos; e inclusão digital e jogos diversos, tais como dominó, dama, xadrez, baralho, quebra-cabeça e bingo.

      E para complementar o cronograma diário do espaço e estabelecer no local uma rede afetiva e acolhedora, permitindo aos idosos a oportunidade de redescobrirem o prazer em viver, oficinas com temáticas variadas – entre elas da memória (neurofitness e atividades neuróbicas), do saber (palestras diversas, filmes, jornais e revistas), da beleza (autocuidado) e de verbalização (discutir temas relevantes da atualidade) – estão programadas para acontecer ao longo de toda a semana.

      Situado a três quadras da Lagoa do Taquaral, o Cavima encontra-se igualmente próximo a clínicas médicas, farmácias, supermercados e academias, sendo ainda de fácil acesso para hospitais e principais shoppings de Campinas.

       

      Serviço


      CAVIMA - Centro de Apoio e Vivência de Idosos para Maturidade Ativa

      Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h00 às 18h00

      Endereço: R. Dona Elídia Ana de Campos, 70, Jd. Dom Bosco/Taquaral, Campinas-SP

      Contato: (19) 99363-1355 ou atendimentocavima@cavima.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •