• NOTICIAS

      21/07/2016 | Entrelinhas Garimpô

      Entrelinhas Garimpô lança plataforma inovadora que propõe sustentabilidade ao mercado da moda

      Consumo consciente movimenta o mercado brasileiro de micro e pequenas empresas com aproveitamento de roupas de segunda mão

      A plataforma “Entrelinhas Garimpô” surge de uma nova concepção de varejo e cultura de moda, com objetivo de promover uma relação de consumo mais consciente e maior aprendizado sobre o universo da moda. Além de apresentar a oportunidade de comprar um bom produto, oferece o acesso a artigos únicos e selecionados por uma competente curadoria de moda. Com DNA voltado para a sustentabilidade, o projeto dialoga com as mais contemporâneas tendências mundiais de reaproveitamento e reutilização.

      Reutilizar as coisas é uma tendência mundial, e com as roupas não é diferente! Mais populares na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, o comércio de roupa usada está em expansão também no Brasil. Afinal, as compras de roupas de segunda mão possibilitam uma economia que pode chegar até 80% em relação às lojas de varejo tradicionais.

      Novas iniciativas e negócios têm surgido nesta linha de aproveitamento do que está sobrando, seja o tempo, o carro, um quarto e, por que não, roupas de segunda mão? Foi assim que a Garimpô pensou numa solução inovadora como alternativa sustentável e criativa para o guarda-roupa, mas também econômica, diante da crise atual.

      A Entrelinhas Consultoria, fundada em Campinas pelas consultoras de imagem e estilo, Fernanda Junqueira e Tattiane Marques, começou em 2012 com a proposta de oferecer serviços na área de moda e consultoria de imagem sobre novas perspectivas e abordagens. Agora, a empresa amplia os projetos para uma plataforma onde é possível encontrar roupas femininas que passaram por uma curadoria e são apresentadas em looks criativos e separados por estilos contemporâneos. O empreendimento em questão vai atender um público variado que vai desde fashionistas em busca de produtos exclusivos até pessoas que procuram peças mais baratas.

      “É diferente de um brechó online. Criamos um aplicativo de prestação de serviço, onde tudo é cuidadosamente pensado, desde o garimpo de peças até a forma de expor, com fichas informativas sobre cultura e história da moda e combinações de cores e estilo. Há um processo de muito aprendizado inserido em cada um dos produtos que são oferecidos”, conceitua Fernanda Junqueira.

      A plataforma vai ao encontro do aumento de consumidoras brasileiras que buscam por um look exclusivo (e sustentável), sem necessariamente gastar muito. Essa tendência vem ampliando o número de compradores de roupas de segunda mão e expandindo o mercado de micro e pequenas empresas em torno dos brechós e lojas de roupas usadas. Com o abandono do preconceito de comprar roupas usadas, o número de pequenas empresas que vendem produtos de segunda mão cresceu 210% nos últimos cinco anos de acordo com a última pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae / 2010-2015).

      As consultoras reforçam que a loja não foi pensada e projetada apenas sob o aspecto econômico. A plataforma Entrelinhas Garimpô objetiva apresentar às pessoas uma moda sustentável, além de promover autoconhecimento e transformações nas relações de consumo. Desta forma, a iniciativa gera também um canal de comunicação onde a cliente Garimpô pode descartar roupas que não mais lhe atendam e trocá-las por cupons para consumo dentro da plataforma, por exemplo. ”Pensamos num varejo de moda que consiga fazer o ciclo da sustentabilidade acontecer de forma completa”, afirma Tattiane Marques.

      As empresárias aliaram conhecimento da história da moda, comunicação e linguagem da vestimenta às roupas de segunda mão que são encontradas em bazares solidários e brechós da cidade de Campinas e região, num verdadeiro garimpo de peças. Por isso, o nome Garimpô!

      A nova tendência de mercado se consolidou sobretudo como uma segunda opção em meio ao conceito das grandes marcas comerciais de roupas. “O serviço de consultoria agregado ao produto é uma realidade apenas no mercado das grandes grifes. Com a plataforma estamos trazendo este conhecimento de cultura de moda e orientações de estilo às roupas de segunda mão, um misto de consultoria, estilo e curadoria das peças”, detalha Fernanda. Complementa ainda a consultora que “os brechós ainda não oferecem às suas consumidoras essa conciliação entre produtos, conceito de moda e o estilo pessoal de cada um. Por isso, a plataforma Entrelinhas Garimpô é algo muito original no mercado brasileiro”.

      A ideia de roupa velha, amassada e com cheiro de naftalina fica bem longe da loja online, onde tudo é muito bem organizado e passa por uma produção de moda atenta e criativa. Uma equipe de especialistas garimpa as peças estilizadas para cada tipo de público, que passam por seleção, higienização, conserto, customização e coordenação das peças e estilos. Dessa forma, o produto oferecido não se resume apenas a uma peça de roupa ou sapato, mas sim a um novo conceito de consumo de moda. A plataforma traz embutida nas peças um processo rico de educação para o consumo consciente e propõe um novo olhar para a roupa. “Muitas vezes, a mulher não entende o seu corpo e estilo, o que a leva comprar por impulso. Junto das roupas com preços baixos, estamos levando às mulheres uma compreensão do feminino, da linguagem da roupa, de (re) aproveitar o que se tem, comprar menos e saber comprar melhor, além, é claro, da possibilidade de se sentir mais bonita”, afirma Tatti Marques.   

      Assim, ganha a consumidora, que aprende a estabelecer relações mais pessoais e duradouras com suas roupas, e ganha também o planeta, que se beneficia com um projeto sustentável e moderno!


      Desfile de lançamento

      O lançamento da plataforma será na segunda quinzena de julho. Neste dia 22 de julho, a Entrelinhas Garimpô promove um evento de apresentação da novidade no espaço Rabeca Cultural, com o 1º Desfile Moda Garimpô, uma vernissage com frases de valorização do vestuário e cultura da moda e exposição de artistas locais. Bem ao estilo Garimpô, o desfile faz uma alusão ao ato de garimpar e traz luz à tendência da sustentabilidade da moda, com peças garimpadas e produzidas dentro do conceito da consultoria de imagem.


      Sobre a Entrelinhas

      A Entrelinhas Garimpô foi fundada por Fernanda Junqueira e Tattiane Marques, consultoras de imagem da empresa Entrelinhas Consultoria.

      O projeto surgiu da experiência que a Fernanda possuía em garimpar suas roupas em bazares e brechós da cidade. Depois de ter, por mais de 20 anos, constituído um guarda-roupa cheio de histórias, Fer Junqueira passou a atuar como docente na disciplina de cultura de moda e seu acervo pessoal tornou-se negócio ao levar as roupas para as alunas vivenciarem a história da moda. O encontro entre Tatti e Fer Junqueira só mesmo fez crescer e ampliar esse negócio. Após anos no atendimento pessoal a clientes, a dupla percebeu que a paixão pessoal da Fer - roupas de segunda mão e exclusivas, poderia tornar-se um novo empreendimento no ramo, ao aliar conhecimento da história, comunicação e linguagem da moda.

      Dessa forma, o produto oferecido não é apenas uma peça de roupa ou sapato, mas sim um novo conceito de consumo mais consciente, sustentável, com orientações de estilo, história e dicas de como usar cada uma das peças oferecidas. Segmento favorável ao nicho de mercado que vem crescendo nos últimos anos, resultado da procura por preços mais baixos e de formas mais sustentáveis de consumo de moda. Desta forma, a existência e usos das roupas não é mais ditada pela indústria de tendências de moda, mas sim, resignificada pela consumidora que ao tomar conhecimento de seus estilos pessoais, biótipo e personalidade passa a comprar de forma mais consciente e coerente.

      Esse processo de autoconhecimento e transformação nas relações de consumo que já eram vivenciados pelas clientes da Entrelinhas Consultoria agora amplia-se com a Entrelinhas Garimpô, uma plataforma onde você pode adquirir a roupa de forma mais barata e com grande valor agregado, pois essa vem com amplos conhecimentos sobre a cultura de moda e sustentabilidade.
       

      SERVIÇO

      Lançamento da plataforma Garimpô e Desfile Moda Garimpô

      Data: 22 de Julho

      Horário do evento: 14h30

      Local: Espaço Rabeca Cultural – Avenida Dona Ana Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas – Campinas





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •