• NOTICIAS

      02/08/2016 | Corrida e Caminhada do Café

      CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ ACONTECEM NA HISTÓRICA FAZENDA SANTA ELISA DO IAC

      Evento será no dia 11 de setembro (domingo), a partir das 8 horas, com percurso de 6 km, passando pelos principais pontos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas, que fica no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, a 15 minutos do centro da cidade.

      Participantes vão percorrer trechos com plantações de café e passarão por corredor de bambuzal histórico plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha que era albina.

      A Corrida e Caminhada do Café que acontecem pela primeira vez na histórica fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na manhã do dia 11 de setembro/2016 (domingo), vão muito além da competição esportiva, para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável para crianças e adultos na caminhada. Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’.

      O professor Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, afirma que esse evento esportivo e cultural também tem como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas e outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro no Brasil. “O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um alimento saudável, consumido pela maioria dos brasileiros. Dessa forma a Corrida tem como tema – Café – O Aroma do Conhecimento e o Sabor da Felicidade”, justifica o professor Ali. Ele acrescenta que há 35 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes.

      Programação Cultural – A cultura do café será destacada nesse evento, através da apresentação de danças árabes do café aos participantes da Corrida e Caminhada do Café e seus acompanhantes. Teremos ainda barracas de venda de café e doces típicos. “Esse evento também é uma grande oportunidade para mostrarmos a cultura do café e sua história”, explica o professor Ali.

      Percurso – Os seis quilômetros que serão percorridos na Corrida e Caminhada mostram aspectos históricos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do IAC, localizada na área urbana de Campinas, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

      O percurso – corrida e caminhada, dentro da fazenda Santa Elisa, contempla a passagem por ruas com cafés plantados, lagos, plantações variadas, o histórico Centro de Café que tem o nome do renomado pesquisador Alcides Carvalho e o bambuzal em forma de corredor plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha albina se proteger do sol.

      Premiação e Categorias – Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na corrida geral – masculino e feminino e com medalhões os três primeiro colocados de cada categoria (masculino e feminino), em cada uma das faixas etárias – 16 a 24 anos, 25 a 34, 35 a 44, 45 a 54 e mais de 55 anos.

      Para as crianças de cinco a dez anos acontece a Corrida Kids, com no máximo 50 participantes, com percurso para cada faixa etária – masculino e feminino. De cinco a sete anos – 50 metros e de oito a dez anos – 100 metros. As inscrições das crianças deverão ser preenchidas e assinadas pelos seus pais e responsáveis.

      Os participantes da Corrida e Caminhada receberão kit com sacolinha exclusiva, camiseta em Dry Fit, medalha, troféu (vencedores), café especial, barrinha de cereal, frutas, açaí e água Lindoya.

      Inscrições - Devem ser feitas no site www.corpuseventos.com.br.

      Ficha Técnica Corrida e Caminhada do CaféDia 11 de setembro/2016 (domingo) – Largada às 8h30. Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) – Av. Doutor Theodureto de Almeida Camargo, 1500, bairro Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, SP. Realização – Instituto Jerusalém do Brasil e Campinas Café Festival. Correalização – IAC, Unicamp e Prefeitura de Campinas – Secretaria de Esportes e Lazer. Coordenação Técnica – A3Sport. Cronometragem – Corpus. Parcerias de Valor – Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Ceasa Campinas, Banco Municipal de Alimentos, Ciesp-Campinas, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Confraria da Gastronomia e Amigos, Joe&Leo’s, Outback, Prime Italian e Landel. Apoio de Valor – Lindoya Verão e Açaí Mil & Ross.


      Foto : Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •