• NOTICIAS

      13/06/2010 | Regina Márcia toma posse no IHGGC

      IHGGC - Instituto Histórico , Geográfico e Genealógico de Campinas

      Fundado em 2006 e atualmente presidido pelo escritor Expedito Ramalho de Alencar, deu posse à antropóloga REGINA MÁRCIA MOURA TAVARES, a qual ocupará a cadeira de nº 25, cujo patrono é o historiador Francisco Adolpho Varnhagen.


      Confiram as fotos da serimonia de posse.Regina Márcia / IHGGC

       

      Regina Márcia Moura Tavares

      Licenciou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 1964 e realizou toda sua pós-graduação em Antropologia na mesma Universidade. Foi professora de Antropologia Cultural na própria U.S.P. e depois na PUCCAMP titular da mesma disciplina e de Cultura Brasileira totalizando, em 1998 quando se aposentou, 30 anos de vida acadêmica.

      Fez significativas contribuições na área da pesquisa e da extensão enfeixadas em livros e em mais de 50 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, abordando temas relacionados com a Cultura da Velhice, Centros Culturais, Preservação do Patrimônio Cultural, Educação e Desenvolvimento.

      Durante sua longa trajetória universitária exerceu vários cargos administrativos e de consultoria, a saber:

      1.Diretora do Instituto de Artes e Comunicação - IAC PUCCAMP (de1981 a 1983)
      2.Coordenadora do Museu Universitário - PUCCAMP (de 1985 a 1998)
      3.Membro do Conselho Municipal de Turismo (1985)
      4.Diretora do Centro de Cultura e Arte - PUCCAMP (de 1987 a 1998)
      5.Consultora do Ministério de Educação e Cultura ( de 1987 a 1992)
      6.Presidente da Comissão Permanente de Vestibular PUCCAMP (de1985 a 1987)
      7.Membro do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campinas         CONDEPACC (de1988 a 1993)
      8.Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT (de1989 a -1993)
      9.Consultora “ad hoc”do Conselho Nacional de Pesquisa para assuntos de Museologia (desde 1990)
      10.Membro do Conselho Municipal de Cultural em Campinas (1991 – 1993)
      11.Conselheira do ICOM-Brasil (Conselho Internacional de Museus) (de 1993 a 1999).
      12.Conselheira do ICOFOM – Comitê teórico do Conselho Internacional de Museus  ICOM, no biênio 2005/2007.
      13. Membro atual da Academia Campinense de Letras.
      14. Conselheira atual do CONDEPACC
        
      Criou e estruturou órgãos universitários, fóruns de discussão nacionais e latinoamericanos, bem como o programa de ação cultural “Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais:Patrimônio Cultural da Humanidade” o qual recebeu  o selo da Unesco “Década Cultural Mundial “, em 1990. Seu livro, de mesmo título, foi reeditado em 2004 com o apoio daquela organização internacional e recentemente foi distribuído pelo Ministério das Relações Exteriores às comunidades de brasileiros que moram no exterior (nos 5 continentes), as quais querem manter vivas a língua e as tradições brasileiras entre seus filhos.

      Em 2004, o mesmo projeto foi selecionado pelo COMISSARIADO BRASILEIRO- MINC e MRE -Ministério das Relações Exteriores, para integrar o evento “ SAISON BRÉSIL- FRANCE 2005.

      Em 17 de agosto deste ano estará lançando seu novo livro ”Mudança De Rumo, Já: Herança Cultural, Preservação E Desenvolvimento” na Livraria Cultura.

      Regina Márcia  pronunciou  centenas de conferências no Brasil e no Exterior ao longo  dos anos de vida profissional, e continua a fazê-lo, tendo como tema central de seu trabalho a Preservação do Patrimônio Cultural   e suas  relações  com a dinâmica  das sociedades.

      A partir de experiências bem sucedidas que foi observar no Canadá em 1994, vem trabalhando numa proposta que associa a Preservação das Técnicas produtivas Tradicionais e a Economia, a qual tem condições de oferecer uma alternativa de emprego digno aos detentores de um saber cultural da mais alta importância para a identidade do país, bem como promover o Desenvolvimento Sustentável através, entre outros, do Turismo Cultural.

      Com formação musical desde a juventude, Regina Márcia aproveita o tempo da aposentadoria, entre outros, para se dedicar ao canto lírico, atividade artística que lhe dá imenso prazer. É membro da ABAL - Associação Brasileira de Artistas Líricos e participa de recitais, ocasionalmente.

       

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •