• NOTICIAS

      23/08/2016 | ABAL - Encontros Musicais no CCLA

      Recital "Ópera em Duetos e Árias" no CCLA

      Érika Andrade, Veruska Wilke, Karen Stephanie, Marcos Baldini e Carlos Wiik

      O teatro, em sua expressão musical, onde se fundem a história e os sentimentos, expressos em frases cantadas, é a essência da ópera. A modalidade surgiu e tomou forma no século XVII, na Itália, como evolução natural e influência das peças do teatro grego. Nos dramas musicais o texto é manifestado, geralmente, em monólogos (árias) ou em diálogos (duos, trios, quartetos e coros). Na próxima sexta-feira, 26/08, às 20 horas, no palco do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro – Tel. 3231-2567), a ABAL Campinas apresenta mais um recital da série Encontros Musicais reunindo talentosos artistas, como as sopranos Érika Andrade, Karen Stephanie e Veruska Wilke, e o sopranista Marcos Baldini, em repertório de árias e duetos que constituem grandes momentos de ópera, dos primórdios desta arte até o período romântico. Também não faltarão canções eruditas contemporâneas, contidas no primeiro segmento do programa. Ao piano, acompanhamentos com Carlos Wiik.

      O público poderá ouvir de F. Mendelssohn-Bartholdy, Sechs Duette (Ich wollt, meine lieb' ergösse sich, Abschiedslied der Zugvögel, Grüss, Herbstlied, Volkslied, e Maiglöckchen und die Blümelein), W. A. Mozart (Sull' aria? Che soave zefiretto), F. Mendelssohn (Denn in seiner Hand); C. Monteverdi (Pur ti miro), J. Offenbach (Barcarolle), A. Vivaldi (Laudamus te, do Glória em D maior); A. Carlos Gomes (Gentile di cuore); G. Puccini (Si, mi chiamano Mimi e Donde lieta usci, da La Bohème; Signore ascolta, da Turandot) e J. Strauss Jr. (Mein Herr marquis, Die Fledermaus); de Claudio Santoro (Acalanto da Rosa), de H. Villa-Lobos (Canção do Amor e Canção do Poeta do Século XIX); e de G. Rossini (Di tanti palpiti, da Tancredi) e de Camille Saint-Säens (Mon coeur s'ouvre à ta voix, da Samson et Dalila).

      A série de Música Lírica "Encontros Musicais" é a atividade que consagrou a ABAL Campinas, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, entidade civil sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade em que o Maestro Antonio Carlos Gomes nasceu foi reconhecida por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas, e por todos os meios de comunicação do Município. Em 2016 a série atinge 35 anos de realizações ininterruptas.

      Direção artística: Ricardo Tejada

      Entrada franca.

      Alcides L. Acosta

      Jornalista – MT 9533





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •