• NOTICIAS

      14/09/2016 | Concerto no CENTRO SOCIAL KENNEDY

      CANÇÕES E SONATA EM RÉ EM CONCERTO NO CENTRO SOCIAL KENNEDY

      O Grupo Oficina de Cordas e os cantores Marina Gabetta, Vicente Montero e Alcides Acosta juntam-se para homenagear o Tonico de Campinas.

      Quinta-feira, 15/09, às 20 horas, no teatro do Centro Social Kennedy (Avenida Rio de Janeiro, 327, no bairro do São Bernardo, Tel. 3272-7224), a Sonata em Ré (Burrico de Pau) e canções, criações do maestro Antônio Carlos Gomes, estarão sendo apresentadas pelo grupo Oficina de Cordas, e pelos líricos Marina Gabetta (soprano), Vicente Montero e Alcides Acosta (tenores). Este concerto integra as comemorações dos 180 anos de nascimento e 120 anos de morte de Carlos Gomes, desenvolvidas ao longo deste mês. O grupo Oficina de Cordas é formado pelos músicos Alfredo Manoel Rezende, Ivenise Nitchepurenco, Thibault Jean Marie Delor, Sabrina Passarelli, Daniele Benedecte, Alexandre Cruz, Ricardo Camatari Pavaneli, Claudio Cesar Gatto, Álvaro Peterlevitz e Rodrigo Montero Cappi.

      Entre as canções no programa, com arranjo para camerata de cordas do maestro Hermes Coelho, encontram-se Conselhos, Realtá, Addio, Rondinella, Ave Maria, Sempre Teco e Suspiro d’alma. Sabe-se que a Sonata em Ré foi composta por Carlos Gomes em 1894, dois anos antes de sua morte. Na mesma, percebe-se que o compositor pretendeu dar destaque às cordas, sendo “uma peça dificílima, com arpejos, pizzicatos, espicatos, saltos muito destacados da primeira para a quarta corda, enfim, de técnica apuradíssima, que só intérpretes muito bons conseguem dar conta de executá-la fielmente”. Conhecem-se várias explicações para essa peça, sendo uma de que Carlos Gomes teria se inspirado em sonho que teve, onde via-se elevado até o céu, montado em um burrico de pau (cabo de vassoura), e outra que diz que pensou nessa peça quando viu a sobrinha brincando em um daqueles cavalinhos de cabo de vassoura.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •