• NOTICIAS

      15/06/2010 | ABAL Campinas - Encontros Musicais dia 18

      Soprano e Tenor interpretam Villa Lobos e Carlos Gomes

       

      Na próxima sexta-feira, 18 de junho, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambui – tel. 3232-4168), a ABAL Campinas – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos apresenta dentro da série “Encontros Musicais”, o Trio Alma Brasileira, integrado por artistas da cena lírica paulistana, o soprano Juliana Starling, o tenor Danilo Stollagli e o pianista Miguel Laprano. No programa encontram-se composições de Antonio Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos, destacando-se canções do ciclo “Floresta do Amazonas”, Bachianas Brasileiras e Valsas, de Heitor Villa Lobos, além de canções, árias e duetos extraídos das
      óperas Lo Schiavo, Fosca e Il Guarany, de Carlos Gomes.

      Considerando que a música erudita brasileira é uma das mais importantes manifestações de nossa cultura e que, em nosso País, a música erudita é criada em número e qualidade suficiente para se igualar a outros países ocidentais, os artistas Juliana Starling e Danilo Stollagli desenvolveram este projeto, juntamente com o pianista, educador e professor Miguel Laprano, que apresentam em várias cidades e, também, levaram para a Alemanha, recentemente. Esse recital expõe benefícios culturais relevantes como despertar o público para o contato com a música brasileira, principalmente, conhecer os valores temáticos dos compositores brasileiros Carlos Gomes e Villa Lobos, como o amor à pátria, a dor e a saudade, observar as influências da música européia em nossa música e, finalmente, ressaltar a sonoridade da língua portuguesa/brasileira no canto lírico. O soprano Juliana Starling desenvolve sua técnica vocal na UNESP e é responsável por um trabalho de alta qualidade, que a coloca entre os melhores e mais destacados músicos brasileiros. O público e a crítica têm aplaudido suas apresentações nas principais cidades brasileiras interpretando um repertório brasileiro que inclui canções, árias e duetos de ópera. Juliana Starling e Danilo Stollagli tem sido requisitados em importantes eventos artísticos em todo país.

      Miguel Laprano é pós-graduado em educação musical pelas Faculdades Carlos Gomes e regência pelo instituto de Artes da UNESP.

      Deve a sua formação pianística a conceituados mestres como Profa. Dra. Maria José Carrasqueira (UNICAMP) e Professor Dr. André Rangel (UNESP) entre outros. Com vasta experiência pedagógica e artística, realiza além de recitais, diversos workshops e masterclasses para estudantes e professores brasileiros, destacando-se Master Classes de Interpretação Pianística na Universidade UFMTS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Oficina de Leitura a Primeira Vista nas Faculdades Carlos Gomes (São Paulo), Conservatório Rogério Cury (Sorocaba), Escola Art. Livre e Faculdades Santa Cecília.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •