• NOTICIAS

      22/09/2016 | Teatro Iguatemi recebe ópera-Descobertas

      Teatro Iguatemi recebe ópera-Descobertas

              Ópera "Descobertas", de Jônatas Manzolli, estreia no Teatro Iguatemi; apresentações dias 27 e 28; entrada gratuita

              Obra faz parte das comemorações dos 50 anos da Unicamp, e reúne orquestra, dança, coro cênico e tecnologia digital
         
              Em um vibrante diálogo entre a orquestra distribuída no palco, dança, coro cênico e tecnologia digital, a ópera multimodal "Descobertas", do compositor Jônatas Manzolli, é apresentada em Campinas, no Teatro Iguatemi, nos dias 27 e 28 de setembro, dentro das comemorações dos 50 anos da Unicamp. O projeto é uma realização conjunta do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Departamentos de Música e Dança do Instituto de Artes da Unicamp. 

              Com cerca de 60 minutos, "Descobertas", chamada ópera multimodal por utilizar diferentes formas interpretativas e mediação tecnológica,  reúne 40 intérpretes em cena, entre músicos da Sinfônica da Unicamp, do Grupo de Percussão, do Coro Contemporâneo e de bailarinos do Departamento de Artes Corporais da Unicamp.

              A composição destaca a música de concerto contemporânea, na qual o palco e a plateia integram-se para sensibilizar todos os sentidos.

              "Descobertas" não conta uma história, mas fala sobre o próprio ato de criar. O tema dos quatro atos aborda as fases do processo criativo, com os personagens chamados de Autor, Obra, Estética e Poema, representados pelos bailarinos. O coro cênico comenta a ação dramática como no teatro grego. "Não há uma história para ser contada, mas um conjunto de sons e imagens que descrevem as múltiplas sensações que ocorrem em cada um de nós, quando experimentamos os limites do ato criativo", descreve o compositor.

              A obra integra música e dança a partir da cena e do diálogo intrínseco com a estrutura audiovisual do libreto. O movimento e o som produzem aberturas para o público numa paleta de gestos, imagens e texturas produzidas por bailarinos, coro cênico, paisagem sonoras e orquestra.

              Os bailarinos e o som da orquestra interagem com as imagens do cenário digital, utilizando-se computação gráfica. Haverá projeção audiovisual no fundo do palco e no proscênio, ou seja, imersão total do público nas imagens geradas em tempo real.​

              Jônatas Manzolli

              Compositor e matemático, professor titular da Universidade de Campinas, Jônatas Manzolli pesquisa o diálogo complexo entre arte e ciência. Professor de composição do Departamento de Música do Instituto de Artes,  lidera o grupo de pesquisa em computação musical do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Unicamp. Atuou também durante sua carreira em instituições internacionais, começando com o seu PhD na Universidade de Nottingham, Reino Unido (1989-93), e os estudos em composição algorítmica no Instituto Sonologia, Holanda (1991-92). Foi pesquisador convidado do Instituto de Neuroinformática da ETH Zurique, Suíça (1998-2004), e desde 2006, é professor visitante do Centro de Sistemas Autônomos e Neuro-robótica  (NRAS), da  Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Colabora também com "Input Devices and Music Interaction Laboratory" (IDMIL) da Universidade McGill, Montreal e com Grupo de Representações Musicais  do "Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique", IRCAM, Paris. Lecionou e realizou concertos no Japão, Singapura, Áustria, França, República Checa, entre outros países.

              A pesquisa de Jônatas Manzolli abrange várias formas de diálogo entre ciência e música, incluindo o uso de som em formas alternativas de construção do conhecimento. Como consequência, algumas de suas realizações mais relevantes têm enfatizado a intricada relação entre homem e máquina, incluindo o uso de inteligência artificial no diálogo com interfaces digitais, música de câmara, obras para percussão e orquestrais. Entre suas obras que utilizam a tecnologia digital destacam-se o sistema interativo de composição musical Vox Populi (1997), a aplicação de Neuroinformática em música, o projeto RoBoser (1998), a sonificação da instalação Ada: Intelligent Space que foi apresentado na Expo.02, Suíça, para cerca de 550.000 visitantes (2002), a performance multimídia interativa re(PER)curso (2007), estreada no Museu de Arte Contemporânea, Barcelona, Espanha, e a trilha sonora da Multimodal Brain Orchestra (2009), estreada na sessão de encerramento da Conferência Europeia de Tecnologia do Futuro (FAT09), Praga. Suas composições também incluem música de câmara e orquestral, como suas Reflexões para Orquestra Sinfônica e audiovisual interativo (2011), Cantoria para Orquestra de Cordas (2012), Reação em Cadeia para 21 Violoncelos (2013) e Salmo 23 para  Orquestra, quatro solistas e coro (2015).

              Jônatas Manzolli recebeu bolsas e prêmios, incluindo a Medalha Gomes Carlos concedida pelo Câmera Municipal de Campinas por sua atuação destacada em Música (2001), o prêmio  Zeferino Vaz, concedido pela Unicamp por sua excelência em pesquisa acadêmica nas Artes (2009), a Catedra do Banco Santander para desenvolver pesquisa na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona (2013).


              Serviço

              Ópera multimodal "Descobertas"

              Compositor: Jônatas Manzolli

              Orquestra Sinfônica da Unicamp

              Coro Contemporâneo de Campinas

              Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU)

              Bailarinos do Departamento de Artes Corporais (Unicamp)

              Direção do GRUPU: Fernando Hashimoto

              Direção do Coro Contemporâneo: Ângelo Fernandes

              Direção Cênica e Concepção Coreográfica: Daniela Gatti

              Direção Musical e Regência: Cinthia Alireti


              Quando: 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira), 20h

              Onde: Teatro Iguatemi

              Entrada gratuita. Retirada dos ingressos (2 por pessoa) duas horas antes do início das apresentações.


        Fotos: Marília Vasconcelos​





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •