• NOTICIAS

      29/09/2016 | Mostra inédita Diamond

      Exposição no Iguatemi Campinas mostra o surpreendente olhar daltônico através das cores na fotografia

      Mostra inédita Diamond, do fotógrafo Luiz Filho, poderá ser visitada gratuitamente de 5 a 16 de outubro no primeiro piso do shopping

      O Iguatemi Campinas promove de 5 a 16 de outubro a exposição inédita Diamond, do fotógrafo Luiz Filho. Por meio de um projeto que vai além da fotografia, o autor, daltônico, manifesta em arte todas as suas experiências pessoais, positivas e negativas, em relação ao nascimento de sua personalidade artística. Mesmo sem identificar todas as pigmentações, a exposição é rica em cores e sentimentos, em ensaios variados registrados com o olhar surpreendente em defesa ao daltonismo.

      A exposição reunirá um total de 15 fotos, dos ensaios White e Color, 1, 2, 3 e 4, e contará com um recurso de interatividade também inédito: os visitantes poderão baixar em seus smartphones o Aplicativo Exposição Diamond. Por meio de filtros, representando três graus diferentes de daltonismo, distúrbio da visão que interfere na percepção das cores, o aplicativo permitirá aos usuários fazer alterações nas suas próprias fotos para que eles possam ter a mesma percepção que os daltônicos teriam ao visualizar essas imagens.

      Além de adquirir gratuitamente o aplicativo, os interessados terão a opção de conferir outros ensaios fotográficos realizados por Luiz Filho na Galeria Diamond, por meio do endereço www.exposicaodiamond.com.br.

      “Tenho certeza de que nosso público irá se surpreender com esse trabalho único, que revela sensibilidade e um olhar muito diferenciado. É uma honra poder sediar em primeira mão a mostra, que reforça nossa política de incentivo à arte e à cultura”, afirma a gerente de marketing do Iguatemi Campinas, Carolina Bonafé.

      “Por meio da fotografia, com a qual tive contato na faculdade de publicidade e propaganda, descobri o meu lado artístico e a minha forma de me comunicar com o mundo. E ao invés de tentar me enquadrar no olhar ´padrão´, nesta minha primeira exposição resolvi defender o daltonismo e transformá-lo no tema do meu trabalho”, conta Luiz Filho.

      Ele explica que os ensaios demoraram cerca de um ano para serem realizados e envolveram nove modelos. Neles, elebusca expressar toda a sua vida, suas percepções e dificuldades causadas pelo distúrbio, da infância até agora.

      Os ensaios batizados de Color são os únicos com cores vivas e envolvem a maior parte das fotos que estarão expostas no Iguatemi Campinas. No “Color 1 – A sensibilidade do daltonismo”, o autor manifesta a sua angústia por meio das cores em forma líquida, ilustrando o medo, solidão, vontade de expressar sem a força da voz artística, ausência de todas as pigmentações em um quadro colorido, choro em silêncio e a “fé para nunca desistir”.

      No ensaio “Color 2 – A liberdade de um daltônico”, Luiz Filho expressa através das cores em pó a sua liberdade em ser daltônico e expressar ao mundo o nascimento de suas cores internas da maneira que ele visualiza seu mundo e sua personalidade.

      Já o ensaio “Color 3 – A angústia do quadro” conta a história de um quadro triste ao saber que um daltônico não o visualiza com todas as pigmentações. Pensando nisso, o artista resolveu dar vida a sua própria alma artística e defender o olhar do daltonismo, representando força, vida e mensagem subliminar contendo palavras de superação.

      Em “Color 4 – As Cores da Escultura”, ele manifesta as cores internas de uma escultura daltônica, representando fragilidade, amor à arte e personalidade artística.

      No “White”, Luiz Filho manifesta através do tom neutro e looks produzidos com itens de papelaria (papel e plástico) as dificuldades e “nãos” que enfrentou no início de sua carreira devido ao seu olhar diferenciado.

      Natural de Barra Bonita, São Paulo, Luiz Filho começou sua carreira como fotógrafo em 2012, em Campinas. No decorrer de sua trajetória profissional, percebeu que a fotografia artística e de moda é sua grande paixão. Foi então que em 2014 começou a fotografar para a filial de uma das maiores agências de modelo do Brasil e sentiu a necessidade de revelar ao mundo o seu verdadeiro olhar artístico.

      Inovador, decidiu abordar e defender um assunto que era sempre oculto em sua vida. Foi entre seus quatro, cinco anos de idade que a família de Luiz Filho começou a descobrir o seu daltonismo. Na época da escola primária, confundia as cores ao pintar seus desenhos. No decorrer dos anos, em sala de aula, começou a desenhar e se expressar nas artes com pinturas em preto e branco.

      A exposição, que após a permanência no Iguatemi Campinas deverá rodar o país, poderá ser visitada gratuitamente no primeiro piso do shopping, em frente ao restaurante Montana Grill, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h.

       

      Serviço

      Exposição Diamond

      Quando: de 5 a 16 de outubro

      Onde: primeiro piso do Iguatemi Campinas, em frente ao restaurante Montana Grill (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

      Horários: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h

      Para ver mais fotos da exposição: www.exposicaodiamond.com.br

      O APP Exposição Diamond poderá ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store (sistema Android), a partir de 4 de outubro

      www.iguatemicampinas.com.br

      Sobre o Iguatemi Campinas - Inaugurado em maio de 1980, o Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping brasileiro fora de capitais e tornou-se o maior e melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo, oferecendo tudo em moda, tecnologia, cultura, gastronomia, lazer, casa/decoração, beleza e wellness, proporcionando aos clientes conforto e solução das necessidades em um único lugar. Sua trajetória é marcada pelo grande envolvimento com a sociedade local e da região e o mix de lojas é um dos seus principais diferenciais, com grandes marcas nacionais e internacionais. No dia 30 de abril de 2015, inaugurou sua nova expansão, com 104 novas lojas e 19,9 mil metros quadrados de Área Bruta Locável, tornando-se o maior complexo comercial da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, com um total de 356 lojas e 106,7 mil metros quadrados de ABL.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •