• NOTICIAS

      20/10/2016 | RMC dá início à construção de 26 UBS

      RMC dá início à construção de novas unidades de Saúde

      A Região Metropolitana de Campinas dará início à construção de 26 novas UBS (Unidade Básica de Saúde) no prazo de 15 meses. As obras fazem parte do projeto "Saúde em Ação", financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio da Secretaria de Estado da Saúde, cujo financiamento só foi possível porque a Agemcamp, através da Câmara Temática de Saúde, e o Conselho de Desenvolvimento desenvolveram em conjunto com a Unicamp um plano de fortalecimento da Saúde na Região. A RMC foi a única região metropolitana a ser contemplada pelo financiamento do BID pelo Governo do Estado de São Paulo.

      O anúncio da ordem de serviço para as construções foi feito pela Diretora Regional de Saúde – Marcia Bevilacqua - na reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento, realizada em 18 de outubro no auditório do Ciesp, em Campinas.

       A ordem de serviço já foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e contempla os seguintes municípios:

       

          Artur Nogueira (1 UBS)
          Campinas (3 UBS)
          Cosmópolis (1 UBS)
          Holambra (1 UBS)
          Hortolândia (1 UBS)
          Indaiatuba (1 UBS)
          Itatiba (5 UBS)
          Jaguariúna (2 UBS)
          Nova Odessa (2 UBS)
          Monte Mor (2 UBS)
          Morungaba (1 UBS)
          Pedreira (2 UBS)
          Santa Bárbara d'Oeste (1 UBS)
          Sumaré (2 UBS)
          Vinhedo (1 UBS)

       

      A reunião do Conselho de Desenvolvimento também definiu membros para representar a RMC no Conselho de Orientação do Saneamento Básico (COSB) da   Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). Foram escolhidos em consenso os Prefeitos dos municípios de Nova Odessa, Indaiatuba e Jaguariúna. A Diretora Ester Viana falou da importância de a RMC ser representada neste Conselho, ressaltando que o Saneamento Básico é um aspecto que também deve ser tratado de maneira integrada na Região Metropolitana.

      Também foi feita uma apresentação pelo Coordenador Regional de Defesa Civil – Sidnei Furtado, referente à instalação do radar meteorológico dentro da área do Cepagri, na Unicamp, que foi uma conquista viabilizada pela Câmara Temática de Defesa Civil da RMC, e que apresenta papel fundamental na identificação de fenômenos climáticos para a Região, e na previsão com antecedência de tempestades severas; e também o desenvolvimento das ações da Diretoria Regional de Saúde no combate às Arboviroses causadas pelo mosquito Ades Aegypti – Dengue, Zika e Chicungunya, cujas ações voltam a ser reforçadas nesta época do ano.

      PDUI

      Os membros do Conselho de Desenvolvimento definiram em sua reunião ordinária a criação do Comitê Executivo para acompanhamento das ações referentes à elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado na RMC). Após reuniões com técnicos municipais e entidades da sociedade civil, a Agemcamp dará início ao processo de contratação da Emplasa e de universidades para elaboração do Plano. O Comitê será composto por três Prefeitos ou seus representantes, que na ocasião foram definidos com os municípios de Campinas, Holambra e Santa Bárbara d'Oeste, dois representantes do Governo do Estado, dois representantes da sociedade civil e um membro da Agemcamp, que serão definidos posteriormente.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •