• NOTICIAS

      25/10/2016 | ABAL - Recital com tenor Kohdo Tanaka

      Recital de despedida do tenor Kohdo Tanaka

      Após três meses de estada no Brasil, realizando concertos, integrando banca de jurados de concurso de canto, e participando das celebrações a Carlos Gomes, de quem é grande divulgador no Japão e na China, o tenor japonês Kohdo Tanaka retorna a Osaka no início de novembro. Antes, homenageia a ABAL Campinas pelos seus 35 anos de estímulo à música lírica com um recital, onde terá a companhia da soprano paulistana Mayra Terziann, como convidada especial, e do pianista Chiquinho Costa.


      O recital será realizado sexta-feira, 28/10, às 20 horas, no auditório Eng. Marino Ziggiatti do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567). A soprano Mayra Terziann interpretará as seguintes peças: de Carlos Gomes, Recitativo e ária, Oh come splendido... Come serenamente; G. Puccini, Senza mamma, da Suor Angelica; de F. Paolo Tosti, A vucchella e a canção japonesa, Koo Dyoo No Tsuki; o tenor Kohdo Tanaka cantará Cielo e mar!, da La Gioconda, de A. Ponchielli; Oh, tu che in seno agli' angeli, da opera La Forza del destino, de G. Verdi; Nessun dorma!, da opera "Turandot", G. Puccini; Amapola, de J. M. Lacalle; Estrellita, de M. Ponce; Core'ngrato, de S. Cardillo e o dueto com a soprano Mayra, Mário, Mário!, da Tosca, de G. Puccini.

       

      O tenor Kohdo Tanaka, que em 2017 comemorará 80 anos de idade, é graduado em Música pela Universidade Nacional de Shimane. Em 1968 se apresentou na União Soviética e na Europa Oriental. Entre os anos de 1970 e 1973, foi bolsista do Conservatório Nacional de Música G. Verdi de Milano. Em 1978, participou do Seminário Internacional de Ópera Mario del Mônaco do Grande Tenor do Século. E, entre 1986 e 1987, foi bolsista do Instituto Nacional de Treinamento de Ópera de “Carlo Coccia”. Interpretou em palco as óperas Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, Carmen, Ernani, Ainda, La Forza del Destino, Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Manon Lescaut, entre outras.


      Em 2010, realizou o Recital Comemorativo do Jubileu de Ouro 50 anos do Tenor Kohdo Tanaka, por 36 vezes, no Japão e no Brasil. É detentor dos seguintes prêmios e condecorações: Prêmio Cultural Mina de Prata Iwami, Patrimônio Mundial, Prêmio Artístico da Itália, Prêmio Artístico da Prefeitura da cidade de Miami (EUA), Prêmio da Secretária Geral de Cultura da cidade de Assunção, Medalha Carlos Gomes, da Câmara Municipal de Campinas, Prêmio musical da Comemoração do Centenário de Imigração Japonesa ao Brasil, Prêmio da Prefeitura da cidade de Salto e mais 72 prêmios internacionais recebidos. Gravou 7 CD’s. Realizou 605 apresentações internacionais, sendo no total, aproximadamente, 2000 apresentações nacionais e internacionais. Atualmente é Embaixador da Amizade da Província de Shimane, Conselheiro Consultivo de Associação “Kinki Shimane kenjinkai”, Jurado da Competição “Vocal da Itália-Japão”, Professor de Música Vocal de “Pós-Graduação da Universidade de Arte de Osaka” (Aposentado). Na China é o Embaixador da Cultura da Cidade Handan, Vice Presidente da “China Internacional de Música Vocal e Instituição de Pesquisa de Arte”, Professor Emérito do Conservatório de Música de Tianjin, Professor Emérito da Universidade Minzu da China, Professor visitante da Universidade do Noroeste, Universidade do Sudoeste, Universidade do Sul da China, dentre o total de 20 universidades. No Brasil, em Campinas é membro da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) e Jurado do Concurso Estímulo para Cantores de Ópera, e foi o Precursor do curso de ópera na Unicamp.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •