• NOTICIAS

      27/10/2016 | CCLA comemora 115 Anos

      CCLA comemora 115 Anos de atividades em 31 de outubro

      MESA REDONDA SOBRE CARLOS GOMES COMEMORA 115 ANOS DO CCLA

      Aquarelas do pintor Hercule Florence retratam, além de Carlos Gomes, escravos a caminho das plantações nas fazendas.

      Na próxima segunda-feira, 31/10, às 20 horas, no Centro de Ciências, Letras e Artes, CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), uma mesa redonda focalizará a obra Pianística Quadriglia, Caxoeira, de Carlos Gomes, onde o compositor provavelmente se baseou em danças, comuns nas datas festivas, em fazendas da Campinas do Século XIX. O programa, elaborado pelas musicólogas Mary Angela Biason e Lenita W. M. Nogueira, com a colaboração também da historiadora econômica, Maria Alice Rosa Ribeiro, terá duas partes. A primeira falará sobre José Pedro de Sant'Anna Gomes, irmão e divulgador da produção musical de Carlos Gomes – uma análise da documentação; e a segunda, Música no ar...em Campinas no século XIX - A história de uma peça para piano Caxoeira – Quadriglia, (dedicata  al suo amico F. Teixeira Vilella, di Campinas, per Carlos Gomes).

      O programa terá uma abertura, pelo vice-presidente do CCLA, eng. Marino Ziggiatti, o qual oferecerá ao público um rápido retrospecto sobre a fundação e história do Centro de Ciências e, a seguir, será realizada a mesa redonda.

      Segundo a Profa. Mary Angela Biason “ vamos apresentar dois temas: o primeiro tratará da proximidade entre Carlos Gomes e o irmão Sant'Anna Gomes, através da análise da documentação musical.  O segundo, orientado pela historiadora  econômica Maria Alice Rosa Ribeiro e pela musicóloga Lenita Waldige Mendes Nogueira, tratará da descoberta de que Carlos Gomes escreveu peças para piano com os nomes de engenhos e fazendas, pertencentes à família Teixeira Vilela, grandes proprietários de terras e escravos de Campinas. Uma delas, a Engenho Santo Antonio da Caxoeira, foi imortalizada pelas pinturas de Hercule Florence.

      No encerramento, o pianista Alexsander Magno dos Reis fará a execução da Quadrilha Caxoeira, de Carlos Gomes.

      Para Mary Angela “a mesa pretende contemplar a história social e econômica, as artes plásticas e a música de Carlos Gomes, em Campinas no século XIX”.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •