• NOTICIAS

      08/11/2016 | Iguatemi Campinas e o meio ambiente

      Iguatemi Campinas transforma sobras de alimentos em adubo

      Projeto de compostagem desenvolvido pelo shopping deverá processar 360 toneladas de restos de comida por ano

      Em mais uma iniciativa de responsabilidade ambiental, o Iguatemi Campinas acaba de implantar um projeto de compostagem. As sobras de refeições deixadas pelos clientes e os restos de preparação de comida dos restaurantes do empreendimento são transformados em adubo, utilizado posteriormente no paisagismo do próprio shopping.

      O objetivo principal é evitar o envio de resíduos ao aterro sanitário da cidade, protegendo assim o meio ambiente.

      Atualmente, o shopping já processa 250 kg de restos de refeições e sobras provenientes da preparação de comida por dia, o que representa 7.500 kg no mês e uma economia mensal de R$ 1.580,00, valor que seria gasto para transporte e aterro sanitário. A previsão é em um prazo de oito meses chegar a uma tonelada de comida por dia e 30 toneladas por mês, totalizando 360 toneladas anuais e gerando uma economia de R$ 70 mil por ano (transporte e aterro sanitário). O Iguatemi Campinas possui cerca de 60 operações de alimentação, sendo 15 restaurantes.

      O gerente geral do Iguatemi Campinas, Daniel Lotufo, explica que a empresa tem uma política de sustentabilidade e está sempre em busca de novas oportunidades. “A compostagem veio para somar com o trabalho de reciclagem que já fazemos com o lixo gerado no empreendimento”, afirma.

      O sistema de compostagem do Iguatemi Campinas, implantado no final de agosto, é formado por canteiros de madeira triturada do próprio condomínio, nos quais são colocados alguns aceleradores biológicos de compostagem (100% naturais).

      “Diariamente, misturamos os restos e preparações de comida nesses canteiros. A cada 40 ou 45 dias, peneiramos o sistema e colhemos um composto, que é utilizado como adubo em nossos jardins”, explica o gerente geral, acrescentando que o processo não possui odor.

      Segundo Lotufo, foram necessários apenas 20 dias para a implantação do sistema, que contou com a contratação de uma empresa de consultoria para orientação e fornecimento dos aceleradores biológicos.

      A iniciativa foi muito bem recebida pelos lojistas, que são orientados pela administração do shopping para o descarte adequado das sobras. O mesmo acontece com os clientes, que encontram nas praças de alimentação lixeiras específicas para os lixos orgânico e reciclável.

       

      Sobre o Iguatemi Campinas - Inaugurado em maio de 1980, o Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping brasileiro fora de capitais e tornou-se o maior e melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo, oferecendo tudo em moda, tecnologia, cultura, gastronomia, lazer, casa/decoração, beleza e wellness, proporcionando aos clientes conforto e solução das necessidades em um único lugar. Sua trajetória é marcada pelo grande envolvimento com a sociedade local e da região e o mix de lojas é um dos seus principais diferenciais, com grandes marcas nacionais e internacionais. No dia 30 de abril de 2015, inaugurou sua nova expansão, com 104 novas lojas e 19,9 mil metros quadrados de Área Bruta Locável, tornando-se o maior complexo comercial da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, com um total de 356 lojas e 106,7 mil metros quadrados de ABL.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •