• NOTICIAS

      08/02/2017 | Belapele - Centro Especializado

      Verão e Melasma. Saiba os cuidados!

      A estação mais esperada do ano traz consigo insegurança para os pacientes com melasma, que apesar de já terem muita habilidade pra se protegerem do sol, pois é no verão que temos uma maior incidência de raios ultravioletas. É preciso somar cuidados extras para evitar um desbalanço no equilíbrio das manchas, alcançado até então.

      Além dos raios ultravioletas que são bloqueados pelos protetores solares comuns, é necessário também proteger-se das luzes visíveis, como luzes de lâmpadas e telas de computadores, e dos raios infravermelhos, que estão presentes em tudo que emite calor como chapinha e secadores, fornos e fogões. Portanto, além do protetor solar comum, é necessário combater a ação da luz visível com os protetores físicos , e os raios infravermelhos necessitam de proteção com antioxidantes que podem ser sistêmicos ou tópicos. A ação desses dois fatores extras são sabidos vilões no tratamento do melasma e por isso necessitam atenção. Vale lembrar que devemos sempre abusar meios de nos refrescar como os borrifadores de agua, água termal, chapéus, e sombra, muita sombra.

      Como o melasma é uma doença crônica e de difícil tratamento, é uma doença sempre em estudo, afim de alcançarmos tratamentos mais efetivos.  Recentemente além do uso dos antioxidantes sistêmicos como o Polypodium Leucotomas, outra substância vem sendo muito utilizada: o ácido trenexâmico. Esta medicação pode ser usada por diversas vias de aplicações e uma delas  é através de pequena punturas na pele (intradermoterapia), proporcionando além do efeito clareador, menor possibilidade de efeitos colaterais do que quando utilizado por via oral ou intramuscular.

      Cuidado com todas tecnologias que prometem remover as manchas, algumas realmente são eficazes e com baixo risco de piora posterior das manchas, por exemplo o laser  Q-switched, porém outras escolhas podem gerar efeitos colaterais como o rebote das manchas. Mais recentemente a técnica de microagulhamento com drugdelivery tem se mostrado eficaz no controle e clareamento das manchas resistentes, sendo muito promissores os estudos a respeito desta técnica. Procure seu dermatologista e estabeleça uma relação de companheirismo para lutar contra o melasma, que é uma doença multifatorial e de difícil manejo.
       

      Serviço:

      Belapele - Centro Especializado em Dermatologia, Estética Avançada e Tricologia

      Rua Américo Brasiliense, 244, Cambuí

      Facebook facebook.com/belapeleclinica

      Instagram @clinicabelapele





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •