• NOTICIAS

      14/02/2017 | Lar dos Velhinhos de Campinas

      Perda do olfato pode indicar mal de Parkinson

      Geriatra aponta que sintoma é um dos primeiros sinais da doença

      O corpo humano emite sinais de alerta para cada indivíduo sobre sua saúde. Para sinalizar o Mal de Parkinson, não seria diferente. Algo curioso, que pode muitas vezes passar despercebido entre os pacientes por não estar relacionado devidamente aos outros sintomas, é a perda do olfato.
      De acordo com a geriatra do Lar dos Velhinhos de Campinas, Manuela Nassim Jorge Santos, a perda deste sentido pode ser um dos sinais iniciais, mas é relativo e pode mudar entre os pacientes. Tremores, lentidão de movimentos e rigidez muscular estão entre os sintomas. “Geralmente os pacientes demoram a procurar um médico especialista, principalmente por medo do diagnóstico, pois é uma doença crônica e evolutiva ou por falta de informação” conclui Manuela.

      O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que afeta o sistema nervoso central. Considerado um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade, mas sem excluir os mais jovens. A doença prejudica a coordenação motora do paciente, provocando tremores, dificuldades de locomoção e fala.

      Embora ainda não exista a cura para o Parkinson, avanços significativos nos tratamentos da doença e prevenção dos sintomas fazem a diferença no diagnóstico preventivo, amenizando complicações. 

      CONVIVENDO COM A DOENÇA

      Conviver com o Parkinson não é tarefa fácil e requer adaptação e muito apoio de amigos e familiares. De acordo com a geriatra, o primeiro passo é aceitar a doença. “Os próximos são entrar em programas de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais e psicólogos, para minimizar os danos que a evolução da doença pode causar”, acrescenta.

      Campinas conta com a Associação Campinas Parkinson que promove reuniões de auxílio aos portadores da doença e tem como presidente Omar Abel Rodrigues, 77, que convive com a patologia há 17 anos. “É preciso procurar ajuda médica e seguir as orientações, além de encontrar alternativas para manter-se ativo e ocupado”, conclui.

      Sobre o Lar dos Velhinhos

      Promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do Idoso. É esse o Trabalho que o LVC há 112 anos vem desenvolvendo e divulgando.
      Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas

      Telefones: (19) 3743-4300 | (19) 3743-4330
       

      Associação Campinas Parkinson

      Reuniões: Todo 3º sábado do mês às 14:30.

      Rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 235 – Jd. Nova Europa

      Local: Salão Social da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •