• NOTICIAS

      23/02/2017 | Festival de Música Contemporânea Brasileira

      Abertura do Festival de Música Contemporânea Brasileira tem bate papo intimista com Hermeto Pascoal e Edson Zampronha

      Homenageados da quarta edição do evento, Pascoal e Zampronha farão na abertura um bate papo com o público

       A abertura oficial do IV Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) ocorre no dia 15 de março, às 20h30, no Auditório Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas, com um concerto e um bate papo com dois gênios da música contemporânea brasileira: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, homenageados desta edição. A programação completa do FMCB vai de 14 a 18 de março com atividades diversas na Unicamp, Boldrini, Instituto CPFL e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com apresentações de projetos artísticos e acadêmicos, mesas redondas, recitais comentados pelos homenageados e homenagens aos compositores. O Festival tem entrada gratuita e é aberto ao público em todas as atividades.

      O Festival tem ainda um caráter de responsabilidade social, e no dia 14, realiza uma mostra beneficente no Centro Infantil Boldrini, hospital referência no cuidado a crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e doenças do sangue.

      A abertura promove não só a apresentação de obras dos homenageados, mas também a oportunidade de um diálogo intimista entre plateia e os compositores. Durante esse bate papo, os homenageados Edson Zampronha e Hermeto Pascoal abrem uma oportunidade única de interação da plateia com artistas, onde os presentes além de conhecerem mais sobre as inspirações dos compositores poderão fazer perguntas diretamente a eles. Para completar o evento, o Grupo Tectum se apresenta em uma homenagem a Edson Zampronha e depois será a vez do grupo Quatro a Zero prestar homenagem a Hermeto Pascoal.

      Para participar, o público precisa retirar seus ingressos no local uma hora antes do evento (2 por pessoa). O instituto CPFL fica na Rua de Figueiredo Corrêa, 1632, na Chácara Primavera, em Campinas.

      Para acompanhar a programação do FMCB, o público pode também participar e prestigiar as atividades que serão realizadas na Unicamp, com apresentações dos projetos artísticos e acadêmicos selecionados pelo Comitê Científico do Festival. No local, também haverá mesas-redondas com especialistas que se debruçam sobre as obras dos homenageados e irão debater as criações destes compositores. Outro destaque na programação são os recitais comentados, que estão agendados no Teatro Castro Mendes, em que Pascoal e Zampronha irão ao mesmo tempo tocar e dar detalhes sobre as composições, as produções e inspirações destas obras. Para o encerramento, está previsto um concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que traz novamente os homenageados para comentarem as obras que serão executadas.

       Saiba mais sobre o FMCB

      O Festival tem a proposta de interação entre compositores, músicos, pesquisadores do Brasil e de outros países e público, incentivando, por meio deste contato, tanto a produção de mais pesquisas acadêmicas na área quanto o desenvolvimento de apresentações artísticas pelo mundo. O formato do evento é pioneiro e promove uma ligação entre a parte artística e acadêmica, com apresentações que contemplam essas duas vertentes e dão ênfase a divulgação e aprofundamento das obras dos compositores brasileiros homenageados. Além do objetivo de incentivar a produção de mais pesquisas acadêmicas na área quanto ao desenvolvimento de apresentações artísticas pelo mundo.

      A programação completa inclui palestras, mesas-redondas, recitais e concertos que visitam as obras de dois homenageados a cada ano, que se destacam por sua produção e contribuição virtuosas com a música contemporânea brasileira, com comunicações orais e análises sobre suas peças e estilos.

      Neste ano, o Festival rende homenagens a Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, dois mestres brasileiros da música contemporânea.

      O Festival de Música Contemporânea Brasileira é realizado através do ProAC ICMS, Governo do Estado de SP e pela produtora cultural Sintonize. Com patrocínio da CPFL Energia, co-patrocinio de Ipanema Rolamentos, Mahogany, Ministério da Educação e Governo Federal através da CNPq e CAPES e Yamaha. E parcerias de realização com a Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Unicamp, Instituto de Artes, OSMC A Loja de Pianos e CRCV&B.

       

      Programação de abertura

      Concerto de abertura
      15 de março de 2017
      Horário: 20h30
      Local: Auditório Umuarama, Instituto CPFL
      Bate-papo com Edson Zampronha e Hermeto Pascoal

      Homenagem a Edson Zampronha
      Grupo Tectum
      Homenagem a Hermeto Pascoal
      Quatro a Zero

      Serviço:
      IV Festival de Música Contemporânea Brasileira
      Data: de 14 a 18 de março de 2017
      Locais:
      - Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo – Campinas
      - Centro Infantil Boldrini: R. Dr. Gabriel Porto, 1270 - Cidade Universitária - Campinas
      - Instituto CPFL: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera - Campinas
      - Teatro Municipal “José de Castro Mendes”: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial - Campinas

      Mais informações: fmcb@sintonizenacultura.com.br
      Confira a programação completa no site: http://fmcb.com.br/edicao-atual



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •