• NOTICIAS

      24/02/2017 | Tigrinhos e Golden Tigers em extraclasse

      Estudo do meio leva alunos a conhecer na prática a produção, fornecimento e venda de frutas e legumes

      Projeto interdisciplinar incluiu visita ao Ceasa, a um hortifrúti e a uma horta da região. Vivência lúdica das crianças amplia o conhecimento de forma divertida.

      Alunos do ensino fundamental bilíngue da Tigrinhos e Golden Tigers participaram de atividades extraclasse (Outdoor Classroom), nos dias 16 e 17/2. A programação incluiu visita das crianças ao Ceasa, a um hortifrúti e a uma horta da região de Campinas (SP).

      O estudo do meio é considerado um projeto interdisciplinar e seus assuntos estão diretamente conectados ao conteúdo aprendido em sala de aula e às demais atividades da grade curricular do ano, como esclarece a diretora pedagógica da Escola Bilíngue Tigrinhos e Golden Tigers, Maria José Ieks.


      "Durante o passeio, por exemplo, os alunos observaram princípios da geografia ao detectar os itens mais baratos de acordo com a época de produção e relacionar seus preços com a origem e a sazonalidade dos alimentos. Também colocaram em prática a matemática, por meio da análise de medidas, valor, venda, quantidade, peso, entre outros aspectos; e a língua portuguesa, ao identificar letreiros de divulgação, a comunicação visual das placas de ofertas e mesmo as falas dos vendedores, ou seja, a propaganda dos produtos em si", disse a diretora pedagógica.

      Ainda segundo Maria José, a própria escola mantém uma horta como parte da sua estrutura. O aprendizado sobre os cuidados e plantio de frutas, hortaliças e legumes faz parte das aulas de ciências. Além disso, as crianças aprendem a fazer compostagem para manutenção do projeto.

      Desde cedo, os alunos mostram-se curiosos quanto às diferenças de preços e à compreensão do processo de revenda de produtos verificados no hortifrúti. Também entendem que os comerciantes precisam ter seu lucro como fonte de renda.
      "Foram dois dias incríveis de vivência e, pelo que presenciamos, as crianças gostaram muito! Alguns alunos até aproveitaram a oportunidade para degustar morangos durante o passeio", comentou Maria José.

      Nos programas bilíngues da escola, o Playgroup e o English Program, os alunos aprendem nomes dos alimentos e como aplicá-los no cotidiano. "Com esta vivência lúdica, eles ampliam o conhecimento de forma divertida e sentem-se mais seguros para aplicá-lo em outros contextos, como a Feira Sabores e Delícias, que acontece no próximo semestre", finalizou Ieks.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •