• NOTICIAS

      16/03/2017 | Trote da Sustentabilidade e MRV

      TROTE DA SUSTENTABILIDADE

      CALOUROS DA PUCCAMP PLANTAM MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS NO PARQUE JAMBEIRO

      No Trote da Sustentabilidade 60 calouros do curso de Biologia da Puccamp plantaram cerca de 100 mudas de árvores nativas com identificação digital, em área de reflorestamento no Parque Jambeiro.

      A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas realizou na manhã desta quarta (15 de março), o plantio de 100 mudas de árvores nativas, com identificação digital, em área de reflorestamento localizada no Parque Jambeiro. A 2ª edição do Trote da Sustentabilidade, coordenada pelos professores da Puccamp, Rafael Faria e Rita de Cássia Violin Pietrobom, contou com 60 calouros do curso de Biologia da universidade.  A ação teve a participação da MRV Engenharia, dentro do compromisso de compensação ambiental firmado entre a construtora e a Prefeitura de Campinas.

      Os calouros da Puccamp plantaram cerca de 100 mudas de árvores nativas, incluindo ipê roxo, cedro rosa e jequitibá rosa e ingá, em trecho de reflorestamento, que pertence a Floresta Estadual Serra D´Água, na região do Parque Jambeiro, em Campinas.

      O diretor de Fiscalização do departamento do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Boni, explicou os detalhes técnicos do plantio, que conta com sistema de identificação digital e ressaltou aos calouros sobre a importância dessa ação ambiental para a recuperação da mata nativa da região.

      O coordenador de obras da Regional Campinas da MRV Engenharia, Fábio de Paula Lima, enalteceu o bom exemplo dado pelos calouros com o Trote da Solidariedade, com uma ação ambiental de plantio de mudas, envolvendo futuros profissionais de Biologia.

      Na mesma linha, os calouros presentes ao plantio, como Guilherme Henrique Pelizer Bisco, 17 anos e Carolaine Rodrigues Santos, 18 anos, aprovaram integralmente a iniciativa e acham que essa ação ambiental deve ser estendida para todos os calouros da universidade.

      Identificação Digital – As mudas a serem plantadas nessa ação ambiental farão parte do Sistema de Identificação Digital de Árvores, uma ferramenta  desenvolvida para possibilitar a consulta do histórico de das árvores existentes ou plantadas  em Campinas. O sistema consiste na utilização de um aplicativo gratuito de internet, o QR Code, por meio do qual as pessoas podem baixar, no celular ou tablet, informações sobre cada uma das árvores.

      Para ter as informações da espécie, basta posicionar o equipamento eletrônico em frente ao cartão de identificação digital, localizado ao pé de cada árvore. O sistema informa o nome da planta, espécie, data de plantio, época em que floresce, quando foi adubada, se a fruta é comestível, entre outros dados armazenados.

      O Sistema de Identificação Digital também conta com um portal na internet, no endereço http://ambientecampinas.wix.com/qrcode, com  informações sobre o funcionamento do sistema de compensação ambiental, os órgãos envolvidos e as vantagens do sistema.

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •