• NOTICIAS

      27/04/2017 | Lar dos Velhinhos de Campinas

      Afeto selado: amor e carinho num pedaço de papel

      Cartinhas recebidas por idosos tornam seus dias mais felizes

      No Lar dos Velhinhos de Campinas o que não falta é amor e carinho. E para complementar ainda mais as belas atitudes que tornam a vida dos idosos mais leve e feliz, o Projeto Afeto Selado é desenvolvido há dois anos e promove a interação dos idosos com pessoas da comunidade.

      Todos os meses, cartinhas são recebidas e entregues aos idosos. Nivete Nogueira de Sá, voluntária no Lar dos Velhinhos, contribui com a leitura e reposta das cartas, diz ter uma satisfação imensa em poder dialogar com os idosos. “Consigo interagir com todos, fico conhecendo detalhes íntimos, familiares e ainda objetivos para o futuro. Meu esposo iniciou no Lar há muitos anos atrás como presidente e eu o acompanhava sempre, aquilo me deu uma vontade de me doar. Quando ele faleceu em 2007 me comprometi a continuar fazendo o melhor que pudesse”, comenta.

      Para Renée Zeidan e Liliane Borges, psicólogas da LVC, ações como esta promovem bem-estar ao idoso.  O projeto propicia além da troca de experiências, a partilha de  informações culturais, eventos do cotidiano e sentimentos. “Participando do projeto, o idoso se sente valorizado e motivado a manter-se ativo”, complementam.

      O projeto Afeto Selado atende atualmente trinta e quatro idosos e tem por objetivo que todos os residentes possam se beneficiar com a troca de cartas. “A correspondência propicia o partilhar do dia a dia, suas atividades, alegrias e até tristezas e o idoso aguarda com expectativa para saber das experiências de seu novo amigo. Ao quebrar esse laço, o idoso além de sentir falta desse contato, fica curioso para saber como o outro está e com saudades em contar sobre si também. Parece um projeto simples para quem está do lado de fora, mas para os idosos faz toda a diferença. É como receber a visita de um amigo distante e ter a atenção e carinho que muitas vezes não recebiam há muito tempo”, concluem as psicólogas.

      Para participar do Afeto Selado, basta entrar em contato direto com o Lar dos Velhinhos de Campinas para obter as informações necessárias para o envio das cartas pelo telefone (19) 3743-4300  ramal 4316 ou e-mail secretariacg@lvc.org.br

      Lar dos Velhinhos

      Promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do Idoso. É esse o Trabalho que o LVC há 112 anos vem desenvolvendo e divulgando. Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas  CEP:13033-755. Telefones: (19) 3743-4300





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •