• NOTICIAS

      06/06/2017 | ABAL - Encontros Musicais

      Barítono e soprano em recital

      Pergy Grassi e Nelson Nicola Dimarzio

      Na próxima sexta-feira, dia 09/06, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), a ABAL Campinas apresenta um recital com o barítono campineiro Nelson Nicola Dimarzio e a soprano Pergy Grassi Ramoska, atuante na capital paulistana, programação que terá o acompanhamento ao piano de José Francisco da Costa.

      Pergy Grassi participou de importantes concertos da ABAL, como as cortinas líricas de Il Guarany e “A Noite do Castelo”, de Carlos Gomes, momentos principais da ópera Manon, de J. Massenet. Neste recital o repertório terá canções de câmera e árias de ópera, entre as quais, de G. Donizette - L' invito, bolero; W. A. Mozart - Vado, ma dove? (ária de concerto); C. Debussy - Clair de lune (Chanson); G. Charpentier - Depuis le jour, da ópera Louise; P. Mascagni - Son pochi fiori, da ópera L’Amico Fritz, de G. Puccini - La Canzone di Doretta, da opereta La Rondine; Un’ amore così grande, de Guido M. Ferilli, Senza Nisciuno, de E. De Curtis, Eri tu, che macchiavi, da Un Ballo in Maschera e Per me giunto, il dì supremo, da Don Carlo, de G. Verdi; e Prólogo de I Pagliacci, de Leoncavallo.

      O barítono Nelson Nicola Dimarzio teve sua formação em Canto Líricos nas escolas de Claudia de Rezende Mocchi, Neyde Thomas e Rio Novello. Possui em seu currículo o papel do vilão Gonzalez, da ópera Il Guarany, apresentada em Campinas no sesquicentenário de nascimento de Carlos Gomes (1986), participando de um elenco estelar, quando se despediu a grande diva Niza de Castro Tank do papel que a consagrou (Ceci). Dimarzio cantou em concerto na Itália, em Roma, na Sala Baldini, e em várias produções da ABAL Campinas, tendo sido considerado O Melhor Intérprete de Carlos Gomes, no concurso de canto promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, da Prefeitura Municipal de Campinas. Apresentou-se algumas vezes como solista frente à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do Maestro Benito Juarez e Victor Hugo Toro. Tem atuado regularmente em recitais em S. Paulo, Campinas e outras cidades paulistas.

      Natural de Dois Córregos, São Paulo, Pergy Grassi se graduou em Música pelo Instituto de Artes do  Planalto-UNESP. Participou do XI Curso de Música Barroca y Rococco, em San Lorenzo de El Escorial (Espanha), e diversos masterclasses destacando-se com Fedora Barbieri (Itália), Julie Simson (EUA), Emmanuel Stroesser (França), Daniel Taylor (Canadá) e Sherrill Milnes (EUA).  Em 1996, esteve em Budapeste aperfeiçoando técnica vocal e repertório com Mª Tereza Uribe e Tamás Salgó. Atualmente, é orientada pelo famoso soprano Nina Voziki. Foi finalista premiada no VI Concurso Villa-Lobos, em Vitória-ES e no IV Concurso Interpretação da Canção de Câmara Brasileira, em SP. Como idealizadora e cantora tem se apresentado desde 1994  nos recitais cênicos “A Carta” e “O Realejo- Imagens de Nossa Terra”. Atuou junto a orquestra na “Missa”, de Igor Stravinsky; e nas óperas “Dido e Eneas” (Purcell), como Belinda; “Flauta Mágica” (Mozart), como Primeira Dama; “Norma” (Bellini), como Norma e “O Barbeiro de Sevilha”, (Rossini), no papel de Berta. Participou de especiais sobre Música Colonial Brasileira para a Rádio e TV Cultura e Rede Globo, tendo apresentado este mesmo repertório no III Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana-Misiones, de Chiquitos 2000, Bolívia. Em 2003, apresentou-se como solista no “Messias”, de Haendel com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do Maestro Nicolau de Figueiredo (Suíça/França). Vem se apresentando em Cortinas Líricas e em recitais camerísticos em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2005, participou do projeto 60 Anos Itaú e, no mesmo ano,  em primeira audição mundial apresentou e gravou o CD das obras do compositor e maestro José Tescari, no projeto "Maestro Tescari - Compondo o Futuro". Apresentou o recital "Canções" pelo SESC Araraquara. Em 2008, participou do “Réquiem”, de Mozart, “Gilda” da ópera “Rigoletto” na série “Scena Lírica”, nas séries “Hebraica Meio-Dia” e “Encontro com a Ópera”, como Primeira Dama, da “Flauta Mágica”, de Mozart e como Manon, na ópera “Manon”, de Massenet, levada para diversas salas de concerto no estado de São Paulo e capital. Pergy Grassi foi agraciada com a Medalha Carlos Gomes, da Câmara Municipal de Campinas, como divulgadora das obras do imortal Tonico de Campinas.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •