• NOTICIAS

      12/07/2017 | Instituto MRV entrega aparelho ao CTQ

      CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE CAMPINAS CTQ CAMPINAS COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADE E RECEBE APARELHO DE ULTRASSONOGRAFIA

      O Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) de Campinas comemorou um ano de atividade nessa terça (11 de julho), com uma solenidade de agradecimento aos parceiros que apoiaram a instalação dessa unidade no município.  Nesse mesmo evento, o Instituto MRV, através diretor de Produção e responsável pela Regional Campinas da MRV Engenharia, Tulio Pereira Barbosa, entregou ao coordenador do CTQ Campinas, médico Flávio Nadruz Novaes, um moderno aparelho de ultrassonografia para uso exclusivo dessa unidade. Participou da cerimônia, o secretário de Saúde do município, Carmino Antônio de Souza.

      O CTQ Campinas é resultado da parceria da Prefeitura de Campinas com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

      No município de Campinas ocorrem de 70 a 75 queimaduras por mês, a maioria em razão de acidentes domésticos.

      Aparelho – O coordenador do CTQ Campinas afirmou que esse é primeiro serviço de tratamento de queimaduras no País que dispõe de um aparelho de ultrassonografia para uso exclusivo. Esse aparelho de ultrassonografia é um modelo portátil, o mesmo que foi usado na guerra do Iraque. Suporta uma queda de até 1,5 metro. “Os pacientes vítimas de queimaduras estão inchados e não é possível fazer a palpação. Esse equipamento facilita o diagnóstico”, explica Novaes. Ele acrescenta que por ser um aparelho portátil, ele facilita a utilização em todas as partes do corpo, o que nesses casos é muito importante para a análise clínica,

      No primeiro ano de atividade, o CTQ Campinas tem uma taxa de 75% de ocupação e média de 25 cirurgias por mês.  A permanência no hospital é de 14 dias – expectativa era de 18 dias. A equipe é multidisciplinar, com profissionais dos mais diversos segmentos da área da saúde, que se reúnem semanalmente para uma avaliação dos tratamentos e resultados. O coordenador do CTQ Campinas informa que em agosto todos os médicos da unidade passarão por um treinamento para operar o novo equipamento de ultrassonografia. A unidade tem padrão internacional.

      Implantação – Na entrega do aparelho, Tulio Pereira Barbosa afirmou que o Instituto MRV e a MRV Engenharia, abraçaram desde o primeiro momento a causa para a implantação dessa unidade de tratamento de queimaduras. A MRV Engenharia foi uma das empresas que apoiou a implantação do CTQ, inaugurado em 18 dezembro de 2015 – reivindicação de mais duas décadas para que um centro de tratamento especializado atuasse em Campinas.

      Medalhas – Na solenidade foram entregues medalhas - com os símbolos da Fênix e do CTQ, para diversas pessoas e entidades/empresas que colaboram com essa unidade. Um dos primeiros pacientes do CTQ Campinas, Haroldo Saturnino da Silva, também recebeu a medalha.

      Foto:   Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •