• NOTICIAS

      20/07/2017 | Fiesta Peruana acontece no domingo 23

      Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo acontece no domingo, 23, no Cambuí

      Evento integra a programação paralela de atrações do Festival Gastronômico de Campinas e Região, promovido pelo CRCVB

      Como parte da programação paralela de atrações do 9º Festival Gastronômico de Campinas e Região, aberto no último dia 16 com o Chefs na Praça, será realizada neste domingo, 23 de julho, a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo. Em sua terceira edição, o evento acontecerá na rua Padre Almeida, entre as travessas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí, das 11h às 17h, em comemoração aos 196 anos da independência peruana.

      Entre as atrações estão comida típica, apresentação de banda ao vivo, danças, lounge temático, artesanatos e doces peruanos, exposição de roteiros turísticos feita pelas agências Identidade e Achar Viagens e aula show com o chef peruano premiado Carlos Spinoza, sócio-proprietário do Lima Restobar, que faturou recentemente, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Michelin Bib Gourmand 2017.

      O Lima Restobar, localizado na quadra onde ocorre o evento, estará representado também com um estande na rua servindo o que há de melhor e mais característico da culinária dos Andes. A gastronomia andina poderá ser apreciada ainda em outros estandes distribuídos no espaço, como o montado pelo restaurante brasiliense Taypa – também especializado no país e pertencente ao chef Carlos Espinoza –, e os campineiros Joe & Leo´s, Chef Antonello e Chef Manuella, que prestigiarão os participantes com releituras de receitas peruanas.

      Marco Espinoza é quem ministrará a aula show gratuita de ceviche no Lima Restobar. A capacidade é de 50 lugares e o preenchimento das vagas é por ordem de chegada.

      Além do CRCVB, a festa tem o apoio institucional do Escritório Comercial do Peru no Brasil, do Consulado do Peru em São Paulo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

      De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, o objetivo é encantar os campineiros e deixá-los com gostinho de quero mais. “A gastronomia tem se convertido num motivacional de viagem ao Peru. Além de visitar os pontos turísticos, os brasileiros querem degustar nossos pratos deliciosos, seja em mercados ou em restaurantes premiados”, ressalta.

      O presidente do CRCVB, Gilson Gomes de Oliveira, comenta sobre a importância da realização de mais um evento de interesse relevante para a população. “Mais uma vez estamos ocupando espaços públicos com muita cultura e boa gastronomia a preços acessíveis, a exemplo do Chefs na Praça, que levou cerca de 25 mil pessoas à Praça Carlos Gomes no último domingo”, comemora.

      “A Fiesta Peruana difunde a comida de rua, a cultura, a música e a arte estrangeiras e permite unir Campinas a variadas etnias. É uma excelente maneira de despertar o interesse e nos aproximar dos outros países”, observa Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.

      Além dos eventos paralelos, o Festival Gastronômico, que neste ano traz o tema “Brasil: um mundo de sabores”, segue até 6 de agosto em 24 restaurantes, com menus especiais, compostos de entrada, prato principal e sobremesa, que poderão ser degustados ao preço promocional de R$ 54,90, somente no jantar. Participam desta edição do festival as operações Armazém Cambuí, Bellini Ristorante, Big Jack, Bonelli Restaurante e Pizzaria, Don Manoel, El Tambo Bar e Restaurante, Esquinica, Estação Marupiara, Forneria San Pietro, Green House Gourmet Restaurante,Joe & Leo´s, Kaizen Japanese Food, La Palette, La Pasta Gialla, La Salamandra, Lagundri, Lima Restobar, Matisse, Olivetto Restaurante e Enoteca, Outback Steakhouse, P.F. Chang´s, Prime Italian, Simetria e Vila Paraíso.

      Na agenda paralela, que já contou também com o Festival de Queijo e Vinho, no dia 15 de julho, haverá ainda o Ceasa Gourmet e o Fórum Gastronômico.

      Ceasa Gourmet –No dia 12 de agosto, sábado, véspera do Dia dos Pais, a Ceasa irá promover, em parceria com o CRCVB, a segunda edição do evento Ceasa Gourmet. O evento acontecerá das 9h às 13h e oferecerá pratos a preços populares, nos mesmos moldes do Chefs na Praça, tendo como tônica a utilização dos produtos comercializados no local, “da banca para a panela”. Os chefs irão explorar os produtos da estação, a exemplo do morango, que será a fruta da época. Haverá ainda aulas-shows comandadas por docentes da USF.

      Fórum Gastronômico – O 4º Fórum Gastronômico de Campinas e Região será realizado de 22 a 24 de agosto no Campus Campinas (Unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF), reunindo profissionais do setor e amantes da gastronomia para a discussão de temas pertinentes ao setor.Criado com a intenção de debater temas relacionados à capacitação de mão de obra e às diversas tendências do segmento, o Fórum de 2017 terá o tema “Gastronomia Responsável & Sustentabilidade”.

      Cada um dos painéis será destinado a 200 pessoas, sendo 80 vagas abertas ao público e 120 reservadas aos alunos da USF. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo site da USF, no endereço www.usf.edu.br até o término das vagas. O campus da USF fica na Rua Coronel Silva Teles, 700, no Cambuí.

      Sobre o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – Fundado no ano 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB) tem como principal objetivo fomentar o Turismo de Negócios na Região Metropolitana de Campinas, além de promover e divulgar o destino, oferecendo informações atualizadas, reunindo empresas, fortalecendo relações e contribuindo diretamente para o segmento turístico e para toda a cadeia produtiva da região. O CRCVB investe em relacionamento e oportunidades. Para promover os atrativos turísticos da região, em parceria com seus associados, participa das principais feiras e exposições do trade turístico.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •