• NOTICIAS

      31/07/2017 | ACLA - Recital dia 02/08

      O paulistano Pedro Sperandio vem conquistando seu merecido lugar de destaque em meio à nova geração de pianistas brasileiros. Dotado de uma marcante personalidade artística, o jovem músico também traz consigo uma vasta bagagem cultural, adquirida através de seus estudos e inúmeras apresentações em ambientes musicais distintos, incluindo Alemanha, França, Espanha, EUA, Canadá e Brasil.

      Atualmente, radicado em Paris, o pianista conjuga suas atividades acadêmicas e profissionais com base em duas instituições : a École Normale Supérieure de Musique de Paris "Alfred Cortot", onde obteve em 2017 o Diplome Supérieur de Concertiste, considerada a mais alta distinção para um músico na França, sob a orientação da pianista russa Rena Shereshevskaya ; bem como a Université de la Sorbonne (Paris IV), onde cursa Mestrado em Musicologia. Sua dissertação de mestrado conta com o levantamento e transcrição de documentos e manuscritos inéditos do compositor brasileiro Alexandre Lévy (1864-1892), sob a orientação de Jeanne Roudet. Pedro teve também a oportunidade de explorar a área de interpretação historicamente informada na Sorbonne, onde tem acesso a uma enorme variedade de instrumentos históricos. Seus estudos foram patrocinados pelo sistema de mecenato da École Normale, o fundo "Hubert Jousset" e o banco BNDES.

      Sua infância em Campinas foi marcada pelo início de seus estudos musicais ao piano, instrumento ao qual demonstrou enorme curiosidade e aptidão natural desde os 6 anos de idade. Aos 14 anos, ingressava no Conservatório Carlos Gomes de Campinas sob a orientação da Profa. Elisabete Rezze Barthelson, onde obteve o Diploma de Técnico em Música em 2007 com a medalha de honra ao mérito "Carlos Gomes" por seu desempenho excepcional durante o curso.

      Obteve seu diploma de Bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (CMu/ECA-USP) em 2012, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Monteiro. Seu período de graduação incluiu um intercâmbio acadêmico de um ano na Escola Superior de Música de Münster – Alemanha (Musikhochschule Münster), onde foi aluno na classe de piano do Prof. Michael Keller. Nessa ocasião, foi patrocinado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

      Aclamado por sua enorme criatividade interpretativa e solidez técnica, Pedro foi premiado em vários concursos de piano, entre eles "Artlivre", "Villa-Lobos", "Luiz Tomaszéck" e "FUNDARTE". É constantemente convidado para participar de festivais, academias de música e simpósios de performance internacionais, a Academia de Verão Internacional do Centro de Artes de Orford no Canadá, a Académie Musicale de Val d'Isère e a Fondation Royaumont na França, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Simpósio Internacional Performa Clavis no Brasil. Nessas ocasiões, pôde receber valiosos conselhos de grandes mestres do piano, tais como Maria João Pires, Nelson Goerner, Jacques Rouvier, François-René Duchâble, Malcom Bilson, Guigla Katsarava, Sonia Rubinsky, Edoardo Torbianelli, Tali Morgulis, Kum Sing Lee, André Laplante,  Cristina Ortiz, Anton Kuerti, entre outros.

      Pedro acaba de ser admitido para um segundo mestrado em interpretação pianística na renomada Escola Superior de Música de Colônia - Alemanha (Hochschule für Musik und Tanz Köln), instituição que passará também a freqüentar sob a orientação dos pianistas Fabio Bidini e Paulo Álvares a partir de outubro de 2017.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •