• NOTICIAS

      17/08/2017 | Dados em suas contas online

      96% dos brasileiros valorizam seus dados em suas contas online, ainda que não façam muito para protegê-los

      A Avast entrevistou recentemente 652 brasileiros para descobrir como eles valorizam e protegem os dados em suas contas online

      A maioria de nós tem inúmeras contas online, e sem mesmo perceber isso nós espalhamos nossas informações pessoais por toda a World Wide Web. Assim, a Avast quis descobrir como as pessoas não apenas valorizam as informações que armazenam em suas contas online, mas como elas protegem suas informações para evitar que caiam nas mãos erradas.

      O e-mail é a conta mais importante, mas as contas de compras online são as mais valorizadas

      Os resultados revelam que o e-mail ainda é o serviço online mais usado no Brasil, seguido pelo Facebook. Não apenas o e-mail é o serviço online mais usado no Brasil, mas também é o mais importante para quase metade dos brasileiros.

      96% dos brasileiros alegam valorizar os dados em suas contas online

      Aqui está um resumo das contas que os brasileiros dizem valer R$ 350 ou mais:

      · 48,8% Contas de comércio eletrônico

      · 44,6% WhatsApp ou outro serviço de mensagem

      · 43,3% Dropbox ou outra conta de armazenamento na nuvem

      · 41,4% LinkedIn

      · 39,7% Facebook

      · 38% Twitter

      · 35,6% E-mail

      · 30,2% Snapchat


      Além do fato de o e-mail ser o mais usado e a conta online ser a mais importante para os brasileiros, as pessoas valorizam mais as informações armazenadas em suas contas de compras online.

      Os dados que você mais valoriza podem estar sujeitos a roubo

      Enquanto a maioria de nós tem a sensação de que as informações armazenadas em nossas contas são valiosas, os criminosos cibernéticos não parecem concordar. Os criminosos cibernéticos adquirem as informações de conta, incluindo nomes de usuário, senhas e informações de cartão de crédito através de violações de segurança e vendem estes dados na darknet por R$ 7 ou menos, dependendo da taxa de câmbio do Bitcoin.

      Como grandes serviços como Yahoo e LinkedIn já foram violados e vazamentos de dados apareceram online, não é de se surpreender que três a cada cinco brasileiros (61%) não estejam confiantes de que seus dados pessoais estão seguros.

      Dezessete por cento dos entrevistados disseram que foram afetados por uma violação de dados e outros 23,9% dos brasileiros disseram que não têm certeza de que seus dados estavam incluídos em uma violação.

      Mais ação necessária para proteger contas

      Aproximadamente metade dos brasileiros (45,9%) nunca mudam suas senhas após serem informados de uma violação de dados. E entre os que fazem algo, 68,4% mudam as senhas do site invadido mas não as de outros websites. Isto é alarmante, já que os criminosos cibernéticos usam frequentemente as credenciais obtidas a partir de uma violação de dados para acessar outras contas dos usuários, contando com a possibilidade de que elas estejam protegidas pela mesma senha. As bases de dados com dados roubados aparecem frequentemente na darknet anos após uma violação ter acontecido, para outros criminosos cibernéticos comprarem e abusarem. É por isso que é crucial que você mude suas senhas regularmente e não espere até que um vazamento de dados seja detectado para depois mudá-las.

      Serviços de boa qualidade codificam suas senhas de cliente, ou seja, nas bases de dados vazadas aparecem versões criptografadas de senhas, ao invés de versões de senhas inalteradas. Esta é uma boa maneira de proteger os clientes. No entanto, como consumidores, somos responsáveis pela segurança das nossas contas e dos dados que nós mantemos nelas. Se uma senha é simples e, por exemplo, apenas contém letras e nenhum caractere especial ou números, os hackers podem facilmente adivinhá-la. Listas das senhas mais frequentemente usadas existem para que os hackers possam usar para invadir uma conta.

      Gerenciadores de senhas são ferramentas úteis que você pode usar para gerar senhas fortes e únicas para todas as suas contas, e mudá-las facilmente com regularidade. Infelizmente, apenas 3% dos brasileiros entrevistados usam um gerenciador de senhas para proteger suas contas.

      Compartilhamos muitas informações pessoais na internet todos os dias, independentemente de percebermos isso ou não. E embora os criminosos cibernéticos possam não valorizar tanto os nossos dados quanto nós mesmos, isso não significa que não vale a pena protegê-los. Você pode pensar que não tem nada a esconder ou talvez não se importasse caso alguém lesse suas mensagens privadas, mas como você se sentiria se informações como estas fossem usadas para chantageá-lo? Colocando as informações juntas, os hackers podem roubar sua identidade ou dinheiro a partir de suas contas online. Eles podem causar estragos ao bloquear suas contas, excluir as informações contidas nelas ou até usar seu nome para entrar em contato com outras pessoas. A extensão na qual os criminosos cibernéticos abusam dos dados que você compartilha e armazena em suas contas online é infinita, tornando vital para você tomar as medidas adequadas para protegê-las.

      Sobre a Avast

      A Avast (www.avast.com), líder global em produtos de segurança digital, protege mais de 400 milhões de pessoas online. A Avast oferece produtos com as marcas Avast e AVG, que protegem as pessoas de ameaças na internet e no emergente cenário de ameaças de IoT. A rede de detecção de ameaças da empresa está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e de inteligência artificial para detectar e deter ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para Mobile, PC ou Mac têm conceito superior e são certificados por VB100, AV-Comparatives, AV-Test, OPSWAT, ICSA Labs, West Coast Labs e outros. A Avast tem o suporte das empresas líderes globais em private equity CVC Capital Partners e Summit Partners.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •