• NOTICIAS

      28/08/2017 | ABAL Campinas e o Mês Carlos Gomes

      Recital, que abre as homenagens do Mês Carlos Gomes 2017

      Mês Carlos Gomes começa com recital da ABAL Campinas

      Tenor Kohdo Tanaka, mezzo Susana Boccato, barítonos José Luiz Águedo-Silva e Nelson Nicola Dimarzio, baixo Rafael Leoni; tenores João Gabriel Bertolini e Vicente Montero, e o pianista José Francisco da Costa.


      A ABAL-C abre os recitais que, este mês, vão homenagear a Antônio Carlos Gomes. Na próxima sexta-feira, 01/09, às 20 horas, no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA – Rua Bernardino de Campos, 989, Centro – tel. 3231-2567), a ABAL-C dedica, também, o concerto aos 90 anos do jornal “Correio Popular”, um dos principais órgãos de imprensa a apoiar o movimento dos cantores líricos, em 1981, e que resultou na criação da entidade. O concerto permitirá ao público relembrar as canções e árias de Antônio Carlos Gomes na interpretação da mezzo soprano Susana Boccato, do baixo Rafael Leoni, dos barítonos José Luiz Águedo-Silva e Nelson Nicola Dimarzio, dos tenores Kohdo Tanaka e Vicente Montero, com acompanhamento ao piano de José Francisco da Costa, que a 4 mãos com o tenor e musicista João Gabriel Bertolini, executará a redução para piano da Protofonia da ópera Il Guarany.

      As comemorações do Mês de Carlos Gomes resgata, todos os anos trabalhos do imortal maestro. Neste recital serão apresentadas as canções Io ti vidi, Notturno, Tu m’ami, L’arcolaio, Sempre Teco, Addio, Quem sabe?!, Il Brigante, Anália Ingrata, e as árias de ópera Tanto il mio cor bell’angelo (Maria Tudor), Di sposo, di padre (Salvator Rosa), Era alta noite... (A Noite do Castelo), Sois de Flandres, nossa boa estrela (Joana de Flandres), Intenditi con Dio... Ah, se tu sei fra gli angeli (Fosca), Forma sublime (Salvator Rosa) e Vanto io pur (Il Guarany).
       

      Ao longo de setembro, a Secretaria de Cultura coordena extensa programação, com participação de entidades como o CCLA, ABAL Campinas, Orquestra Sinfônica de Campinas, Câmara Municipal, Conservatório Carlos Gomes, Academia Campineira de Letras e Artes, IHGGC, Rotary Clube Carlos Gomes, Jockey Clube Campineiro, Rádio Educativa, Programa Partitura (rádio e TV), e Secretaria de Educação / Escolas Municipais, (com o Concurso de Redação sobre Carlos Gomes). No dia 04/09 será aberta a exposição Vida e Obras de Carlos Gomes, na Galeria do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), que poderá ser visitada por todo o mês. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no CCLA, serão realizadas as provas eliminatórias e final do X Concurso Estímulo para Cantores Líricos; os vencedores desse concurso se apresentarão nos dias 15 e 16, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a Regência do Maestro Victor Hugo Toro. Nos dias 17/09, em Belém do Pará, e dia 28/09, no Hotel Vitória, o escritor e historiador Jorge Alves de Lima lança o segundo volume da obra “Um nova estrela: sou e serei sempre o Tonico de Campinas”. No dia 29/09, na Câmara Municipal, o tenor Kohdo Tanaka, que festeja em 2017 seus 80 anos de vida, recebe o Diploma de Mérito Cultural por ser o maior Divulgador da Obra Cantada de Carlos Gomes no Japão, China e outros países asiáticos.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •