• NOTICIAS

      02/09/2017 | Médico Erico Rolvare

      PILARES DA SAÚDE MÉDICO AFIRMA QUE  INTESTINO DEVE SER CONSIDERADO COMO  2º CÉREBRO

      Especializado em Medicina Preventiva e Nutrologia, o médico Erico Rolvare comenta sobre os três pilares da  saúde e porque  o intestino já é considerado o segundo cérebro.

      A saúde do nosso organismo se baseia em três pilares – alimentação saudável, atividade física periódica e regulação metabólica. O médico especializado em Medicina Preventiva e Nutrologia, Erico Rolvare, afirma que a partir desses três pilares o organismo humano funciona no sentido de prevenir doenças e de suprir o que está desequilibrado. O médico explica que a alimentação é a primeira fonte de saúde, desde que seja “comida de verdade e não aquelas com calorias vazias e pobres em nutrientes – fuja dos fast foods”.

      Para um corpo saudável, o especialista recomenda atividade aeróbica para o bom funcionamento do sistema circulatório e prevenção de doenças, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). A partir dos 40 anos, deve-se fazer atividade física de força, para prevenção de osteopenia e osteoporose. Para uma adequada hidratação, o adulto com peso acima de 40 quilos deve ingerir 2,5 litros de água por dia. Esse volume diário não deve ser computado com a água que é ingerida durante a atividade física.

      Marcador Genético – Com relação a análise do  metabolismo, o médico sugere exames que verifiquem o funcionamento do organismo e em caso de desequilíbrio, pode-se utilizar a suplementação hormonal e a regulação intestinal.

      O especialista Erico Rolvare considera o intestino como o segundo cérebro do organismo humano. “Cada vez mais a Medicina avança no conhecimento sobre a importância do intestino para a saúde das pessoas. O intestino é um importante marcador genético para a verificação de possíveis doenças. Cada pessoa tem no intestino uma flora bacteriana específica”, acrescenta Rolvare.

      O intestino delgado (com mais ou menos seis metros de comprimento) é o responsável pela absorção de nutrientes. O médico explica que a má alimentação faz com que a flora bacteriana saudável (lactobacilos) seja substituída  por uma flora com bactérias ruins (anaeróbia). Cada vez mais a alimentação das pessoas está centrada em carboidratos simples, pobres em fibras. A flora bacteriana saudável se alimenta do probiótico natural, encontrado nas fibras. Dessa forma ocorre a alteração da flora intestinal boa pela ruim, o que é denominado disbiose. A partir disso ocorrem diversas doenças, como diminuição da imunidade, alergias, problemas gástricos e até o câncer de intestino.

      O médico Erico Rolvare finaliza com dois alertas importantes: “É importante que se mastigue bem os alimentos – pelo menos dez vezes, antes de engoli-los. O alimento pouco mastigado, não vai sofrer o ‘processo de quebra’ pela ação do ácido clorídrico no estômago. Ele vai inteiro para o intestino delgado e não terá uma absorção adequada pela flora bacteriana. Outro aspecto que merece atenção é com o chamado intestino preguiçoso – a sua ocorrência já é um indício para se procurar orientação médica”.


      Foto:  Erico_Rolvare_Roncon&Graça_Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •