• NOTICIAS

      05/09/2017 | MRV Engenharia

      Dia Mundial da Alfabetização – 8 de Setembro

      REGIONAL CAMPINAS DA MRV ENGENHARIA FAZ BALANÇO DE AÇÕES EDUCACIONAIS

      Pelos programas de alfabetização, capacitação profissional e inclusão digital da Regional Campinas já passaram 272 colaboradores, no período de 2012 a 2017.

      Nesse mesmo período foram alfabetizados mais de 3 mil colaboradores da MRV em todo o País.

      A MRV Engenharia, líder no País na construção de imóveis econômicos tem investido em programas educacionais – de alfabetização, inclusão digital e capacitação profissional batizados de Escola Nota 10 para os seus colaboradores. Nesse sentido, a empresa  tem motivos de sobra para celebrar o Dia Mundial de Alfabetização (dia 8 de setembro).  Na Regional Campinas da MRV, no período de 2012 a 2017, foram capacitados 272 colaboradores, sendo 204 nos programas de alfabetização, 20 nos cursos profissionalizantes e 48 no programa de inclusão digital. Em todo o País, nesse mesmo período, mais de 3 mil colaboradores da empresa foram alfabetizados. A meta da empresa é implantar uma escola em cada canteiro de obra da construtora no País.

      Segundo o último censo do IBGE, hoje existem 13 milhões de brasileiros que não conseguem escrever seu próprio nome ou ler uma simples frase, representando cerca de 8,5% da população com 15 anos ou mais. Um dos setores onde as estatísticas são mais gritantes é o da construção civil.

      Nesse sentido, o esforço da MRV em combater o analfabetismo dos seus operários acaba sendo significativo.

      “Queremos que em cada canteiro de obra haja uma escola em funcionamento, promovendo a educação e cidadania dos operários que demonstram dificuldades no aprendizado”, explica o presidente da MRV, Eduardo Fischer. As escolas tem apoio do Instituto MRV, criado para promover a transformação social por meio de programas em educação, alicerce para o desenvolvimento de um país.

      Um diferencial importante deste projeto é que as aulas acontecem durante o horário de expediente. “Percebemos que a evasão dos alunos era menor se o curso fosse dado logo no início da jornada de trabalho”, conta ele. Devido ao esforço físico necessário no trabalho da construção civil, muitos não teriam condições de frequentar as aulas depois de um dia de trabalho. 

      Regional Campinas – O diretor de Produção da MRV Engenharia, Tulio Pereira Barbosa, afirma que a Regional Campinas tem estimulado a implantação dessas escolas nos seus canteiros de obras, focando a alfabetização e a capacitação profissional. “A alfabetização e a capacitação fazem com que esses colaboradores tenham novas oportunidades em suas carreiras profissionais e tragam melhorias para a sua vida pessoal e de suas famílias”, acrescenta Tulio.

      Na Regional Campinas da MRV, no período de 2012 a 2017 foram implantadas 21 escolas, responsáveis pela capacitação de 272 colaboradores. No Brasil, nesse mesmo período foram 175 escolas e mais de 3 mil alunos capacitados. Essas salas de aula nos canteiros de obra contam com espaços para biblioteca e leitura, proporcionando ao colaborador da MRV um estímulo permanente para a evolução do aprendizado.

      Parcerias – O projeto   conta com parcerias pedagógicas do SESI, das Secretarias Municipais de Educação e de ONGs do setor de educação, que ficam responsáveis pela disponibilização de professores e emissão de certificados de conclusão dos cursos.

      Segundo dados de uma pesquisa amostral feita pela MRV, a maior parte dos estudantes cadastrados no projeto ocupam cargos de servente ou pedreiro de obras. Em sua maioria, são homens (94%) e funcionários contratados diretamente pela empresa. 

      O Dia Mundial da Alfabetização, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1967, é comemorado em 8 de setembro e tem como principal objetivo fomentar a alfabetização em vários países. A alfabetização não é apenas o processo de aprendizagem de ler e escrever, pois é também um dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento de um país.


      A MRV Engenharia

      Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 37 anos de atividades, vendeu mais de 300 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal. Em 2016, a companhia vendeu 34.082 unidades e lançou 26.366 imóveis.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •