• NOTICIAS

      06/09/2017 | Mostra+Sustentável - STAFF LOUNGE

      Mostra+Sustentável

      Biofilia orienta criação do ambiente Staff Lounge

      Natureza está nas cores das paredes, na textura dos tecidos, na matéria-prima dos mobiliários e nas imagens do meio externo feitas pelo fotógrafo Kiolo

      O conceito para criação do STAFF LOUNGE, ambiente nº 11 da  Mostra+Sustentável, é a Biofilia, uma tendência natural que chama a atenção para os elementos vivos ao redor. A proposta do espaço é promover o contato com a natureza por meio das cores das paredes, da textura dos tecidos, do material dos mobiliários e das imagens do meio externo. A exposição de arquitetura e decoração, que ocorre de 7 de setembro a 12 de outubro, tem o tripé “Socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta” em seu DNA. Nesta 1ª edição, o evento promove a reforma e readequação do mais antigo pavilhão do Lar dos Velhinhos de Campinas.

      Para orientar os expositores na criação dos ambientes, foi desenvolvida a história da vovó Yolanda do vovô Olavo, que é proprietário de uma empresa administrada pela filha. Essa premissa dá origem aos ambientes corporativos, setor em que está o Staff Lounge. O ambiente, elaborado pelas designers de interiores Greice Souza e Patricia Andrade, da GP Studio, é dividido em três áreas, Cafeteria, Descanso e Fitness, que possibilitam aos colaboradores momentos de confraternização, relaxamento e prática de exercícios físicos. Os espaços estão unidos sutilmente por meio dos elementos arquitetônicos e dos acabamentos.

      As profissionais compartilham dos preceitos sustentáveis da Mostra e mesclam no Staff Lounge simplicidade, sofisticação e uso consciente dos recursos naturais. Em cada área do ambiente as designers destacam um item que sintetiza a proposta do trabalho. Logo na parede de entrada, na Cafeteria, cinco fotos do fotógrafo Lucas Ferraz, também conhecido como Kiolo, estampam internamente cenários da paisagem externa do próprio Lar dos Velhinhos. “A intenção é que o visitante queira conferir a vegetação do lado de fora, fazer com que quem está diante da vista tenha vontade de conferir como ficaram as obras e ainda oferecer ao colaborador uma sensação de não estar num ambiente fechado no período que passar no Staff”, observa Patricia.

      A coordenadora de Comunicação e Marketing do Lar dos Velhinhos, Natália Rodrigues Chaves, disse que toda a entidade adorou o resultado: “Incrível perceber a delicadeza do olhar do Kiolo ao retratar o Lar dos Velhinhos. Muitas vezes, por estarmos acostumados com a paisagem, não reparamos o quão incrível são nossas belezas. Ele conseguiu de uma forma muito singular, valorizar cada detalhe”.

      Kiolo marca presença todos os anos nas mostras de decoração paulistas, reconhecidas como referências no setor, mas que é a primeira vez que expõe seus trabalhos ao público campineiro. “Contamos a ele a nossa proposta. Ele adorou fotografar o Lar dos Velhinhos e ainda doou essas e outras imagens registradas na sua visita à entidade para leilão, que terá todo o lucro da venda revertida para a instituição”, ressalta Greice.

      Na área Fitness, uma bicicleta ergométrica antiga repaginada pelo artista campineiro Biel Siqueira gera energia ao ser pedalada pelo visitante, que vê a luz acender ou a bateria do celular carregar enquanto pratica exercício.

      E na estante da área de Descanso repousam “livros” que se transformam em banquetas ou mesinhas. É o Bookniture, inventado na densamente povoada Hong Kong, onde a população faz bom uso de cada centímetro do espaço. “O criador e designer Mike Mak recebeu uma amostra de favo de mel e ficou impressionado com a força e a capacidade de carga da estrutura. Como nunca teve assentos suficientes para seus convidados em casa, ele imaginou um tipo de assento que não ocupasse espaço no chão quando não estivesse sendo usado”, conta Patricia. O Bookniture é feito com papel kraft reciclável, se expande até 14 vezes e suporta 700x o seu peso.

      Sobre a GP Studio

      Patricia Andrade e Greice Souza são designers e se uniram por uma grande causa: participar do projeto de reconstrução do Lar dos Velhinhos de Campinas por meio da Mostra + Sustentável. Apaixonadas pelo lugar e pelas pessoas, as profissionais perceberam que tinham em comum a garra, força, vontade de fazer e acontecer. Assim formaram a parceria que gerou a GP Studio Design, que permanece mesmo após a Mostra.

      Sobre Kiolo

      Lucas Ferraz, também conhecido como Kiolo, é um profissional da arte. Formado em Design Gráfico, já passou por agências de São Paulo e Salvador, atualmente é sócio e header criativo da Péck, além de fotógrafo por vocação e paixão.

      Através da sua arte, seja a fotografia ou design, Kiolo registra cenas, sonhos, luz, sombra, grafismos, texturas, para dar asas à sua imaginação e espalhar para as pessoas o seu olhar.

      Sobre Biel Siqueira

      Arquiteto e fundador do Espaço de Criação, Studio 019, Biel Siqueira, que é campineiro, descobriu na arquitetura a oportunidade de explorar seu lado artístico. Seu trabalho é inspirado em mandalas, arabescos e explora cores e técnicas de grafite com desenhos de marca peculiar em ambientes internos e externos.

      Serviço:

      Staff Lounge, ambiente 11 da Mostra+Sustentável 2017

      Local: Lar dos Velhinhos de Campinas. Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas

      Data: 7 de setembro a 12 de outubro

      Funcionamento: quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h

      Preço: R$ 32 (R$ 16 meia-entrada). Menores de 16 anos não pagam

      Conversas técnicas: quartas-feiras, das 16h às 18h / Apresentações artísticas: quintas e sextas, sábados e domingos

      Visitas escolares gratuitas: quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h

      Informações e agendamento de visitas: www.mostra.com.br | ecotopia@ecotopia.com.br |





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •