• NOTICIAS

      13/09/2017 | Maternidade recebe doação do Rotary Club

      Maternidade de Campinas renova equipamentos com doações do Rotary Club

      A UTI Neonatal ganhou oito ventiladores mecânicos para auxiliar na respiração dos prematuros e o Banco de Leite do Hospital recebeu três bombas elétricas e equipamentos auxiliares. O evento simbólico da entrega dos equipamentos será , 13 de setembro, às 15h, no anfiteatro da Maternidade de Campinas.

      Graças às ações de diferentes clubes do Rotary, a Maternidade de Campinas tem conseguido renovar importantes equipamentos que auxiliam no cuidado e tratamento dos recém-nascidos. O Rotary Club Campinas Norte em parceria com o Distrito Rotary 4590 e clubes do Rotary dos Estados Unidos, México e Índia acaba de doar oito ventiladores mecânicos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital, essenciais para auxiliar na respiração de bebês prematuros.

      Os equipamentos, adquiridos pela Fundação Rotária, estão orçados em cerca de R$ 405 mil. Embora já estejam em funcionamento há alguns dias, aentrega simbólica será nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 15h, no Anfiteatro da Maternidade de Campinas. A equipe do Rotary, representada pelo coordenador do Projeto Sopro de Vida, José Eduardo Mattar, será recepcionada pelo presidente da Maternidade Campinas, Dr. Carlos Eduardo Martins Ferraz Costa e pelos demais diretores da Maternidade.

      Responsável pela realização de aproximadamente 1.000 partos por mês e que correspondem a 60% dos nascimentos na cidade, a Maternidade de Campinas conta com equipe altamente especializada para o atendimento de grávidas que são internadas com a saúde comprometida, ou seja, que possuem algum tipo de problema de saúde que pode provocar a antecipação do parto, como hipertensão, diabetes, asma, lúpus e gestações múltiplas, situações nas quais existe maior chance de o bebê nascer prematuro.

      “Fazer um pulmão de uma criança prematura funcionar nessas condições é um desafio e, por esse motivo, precisamos de equipamentos adequados e modernos, como esses novos”, explica o presidente da Maternidade, Dr. Carlos Ferraz Costa.

      UTI Neonatal
      A UTI Neonatal da Maternidade de Campinas conta com 40 leitos, dos quais 22 são exclusivos para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde - e que representam 44% de todos os leitos disponíveis para prematuros na cidade. A taxa média de ocupação é de 90%. Entre janeiro e agosto de 2017, por exemplo, foram realizados na Maternidade de Campinas 6.850 nascimentos, dos quais 493 (7,12%) os bebês necessitaram utilizar a UTI Neonatal.

      “Graças a atualização e modernização dos equipamentos e treinamentos constantes da equipe, o nosso trabalho tem forte influência na construção dos indicadores de saúde de primeiro mundo que Campinas possui hoje”, destaca o presidente.

      Durante toda a semana 27 médicos, 28 enfermeiros e 112 técnicos de enfermagem participaram de treinamentos para aprender a utilizar os novos equipamentos. Até então a UTI Neonatal atendia com parte dos equipamentos alugados. “Estes equipamentos são críticos para o atendimento aos prematuros e alguns deles estavam ficando obsoletos e necessitavam ser atualizados. Por isso optamos por ajudar com essas doações”, explica o tesoureiro do Rotary Campinas Norte e gerente do Projeto Sopro de Vida, José Eduardo Cyrino Mattar.

      “A relação estreita entre o Rotary e a Maternidade de Campinas vem de longa data”, conta o médico anestesista e diretor Tesoureiro do hospital, Dr. Luiz Fernando Carlin Mutterle, que fez o contato com a instituição para solicitar a doação. “Expusemos as nossas necessidades e tivemos o acolhimento da rotariana Priscilla M. Thomann que abraçou a nossa causa e criou um projeto nos moldes preconizados pelo Rotary chamado Breath of Life (Sopro de Vida), o que permitiu a doação desses equipamentos essenciais para a nossa UTI Neonatal”.

      Banco de Leite também foi beneficiado
      Em maio de 2016 o Rotary Club de Campinas Andorinhas também doou três bombas elétricas e equipamentos auxiliares para o Centro de Lactação do Banco de Leite Humano da Maternidade de Campinas. Os aparelhos doados ajudam na extração e processamento de leite humano e custaram R$ 25 mil.

      “A bomba elétrica auxilia na extração do leite humano, possibilitando mais conforto e estímulo para produção. Os equipamentos de extração são individuais e esterilizados após uso. Temos em torno de 20 kits de extração e as três bombas. Todos doados pelo Rotary”, conta Juliana de Almeida Coco, coordenadora do Centro de Lactação do Banco de Leite Humano.

      Essa doação foi coordenada por outra rotariana, Lucia Scorza, presidente da Comissão da Fundação Rotária no Rotary Club de Campinas Andorinhas.  “Procuramos desenvolver os mais diversos projetos na área de saúde, tanto na melhora da infraestrutura através da aquisição de equipamentos, como está ocorrendo na Maternidade, como também no treinamento de profissionais ou em cuidados básicos. Hoje a área de Saúde é onde aplicamos a maior parte dos recursos da Fundação Rotária, “explica.

      Sobre a Maternidade de Campinas
      A Maternidade de Campinas é uma Instituição filantrópica, reconhecida de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal. Trata-se de uma institucional centenária, reconhecida nacionalmente pela excelência dos serviços prestados à saúde materna e neonatal.

      Fundado em 1913, o hospital ocupa a atual sede, na Avenida Orosimbo Maia, desde 1965. A instituição possui 232 leitos e a maior UTI Neonatal da região, com capacidade para 40 bebês. Realiza, em média, 1.000 partos por mês, além de 1.100 cirurgias de outras especialidades (pediátrica, ginecológica, plástica, oncológica, urológica, reconstrutiva entre outras) e 6.500 atendimentos no pronto socorro.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •